Brasília - Isolado dentro do próprio partido, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) lançou ontem oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara Federal, inviabilizando a estratégia do governo de assegurar a candidatura única do petista Marco Maia (RS).

CARREGANDO :)

Com o discurso de que pretende trabalhar pela "independência da Câmara" e de que é preciso haver debate sobre a sucessão na Casa – já que Maia, até o momento, era o único postulante oficial ao cargo –, Mabel lançou-se na empreitada sem o apoio sequer de seu partido. Na semana passada, o PR formalizou o apoio à candidatura de Marco Maia num jantar organizado pelo deputado Valdemar Costa Neto, uma das lideranças da legenda.

Preterido no loteamento de cargos no segundo escalão, Mabel afirma contar com o apoio de 130 parlamentares. Ele negou que esteja se lançando candidato para afrontar o Palácio do Planalto.

Publicidade

Entre os governistas, os rumores são de que Mabel também estaria insatisfeito com a falta de garantias de que ele continuaria como relator da reforma tributária, que deve ser retomada no Congresso nesta próxima legislatura.