Um dos pioneiros entre os políticos no Twitter, o presidenciável do PSDB, José Serra, pode lançar mão da rede de microblogs para anunciar sua chegada ao evento de lançamento de sua pré-candidatura, sábado (10), em Brasília. Enquanto um público estimado em 3 mil pessoas aguarda o discurso do tucano, um telão de LED instalado no palco exibirá a página dele, com as postagens mais recentes. Em outubro passado, o ex-governador levantou a possibilidade de falar em primeira mão sobre a candidatura aos seus 189 mil seguidores.
Serra é esperado para discursar ao meio-dia no Centro de Convenções Brasil 21 e deve ocupar o microfone por pelo menos uma hora. Antes dele, a partir das 10h30, falarão os presidentes do PSDB, DEM e PPS, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves. A cada um foi concedido um tempo médio de 10 minutos. A estimativa inicial de custo do evento, de R$ 300 mil, já foi ultrapassada. O gasto pode chegar a R$ 500 mil.
Quatro telões vão compor o cenário do palco, junto a um grande banner com as cores do partido - azul e amarelo. Além de mensagens postadas no Twitter de Serra e do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, os telões vão exibir, ao longo da cerimônia, depoimentos em vídeo de militantes em apoio à pré-candidatura de Serra.
Os tucanos querem inovar também na apresentação dos discursos. A organização do evento resolveu trocar a tradicional "mesa de autoridades" por um púlpito, ocupado por um orador de cada vez, para concentrar as atenções da plateia. A cerimônia será transmitida pela internet, por meio do site do PSDB.
Vinte computadores ficarão à disposição do público para apresentar espaços da militância em mídias sociais, como Twitter Orkut, Facebook e YouTube. A ideia é engajar os simpatizantes à candidatura Serra de forma organizada também no ambiente virtual.