O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus ao deputado distrital Pedro Passos (PMDB-DF), preso durante a Operação Navalha da Polícia Federal, que desmontou um esquema de fraude em licitações públicas e desvio de recursos públicos. Nesta quarta-feira (23), Passos deve prestar depoimento à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon.

CARREGANDO :)

Além de Passos, o STF também concedeu habeas corpus ao prefeito de Camaçari, na Bahia, Luiz Carlos Caetano (PT), que poderá ser ouvido pela ministra ainda nesta terça-feira.

Mais cedo, Gilmar Mendes mandou soltar o empresário José Edson Vasconcelos Fontenelli e o diretor do Detran de Alagoas e ex-secretário de infra-estrutura do Estado, Márcio Fidelson Menezes. No entanto, a ministra já havia revogado a prisão de Menezes, que foi liberado logo após ser ouvido no STJ.

Publicidade

Com isso, sobre para 23 o número de presos durante a operação que já foram liberados pela Justiça. Ao todo, a PF prendeu, desde a última quinta-feira (17), 48 pessoas acusadas de envolvimento no esquema.