O ministro das Relações Institucionais, Alexandra Padilha, disse nesta segunda-feira (8), após a reunião de coordenação de governo, que o ministro da Justiça, Tarso Genro, se despediu dos colegas e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversará com o secretário-executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto, sobre a transição no ministério.
"O presidente disse que vai chamar o secretário-executivo do Ministério da Justiça para combinar esse processo de transição. Não se falou em data e nem se falou em posse nesse momento", disse. "O presidente Lula disse que quer fazer uma mudança pacífica no Ministério da Justiça. [Lula] está com esse espírito para que possa manter a máquina e os projetos prioritários a continuar andando", argumentou Padilha.
Segundo o ministro, Tarso se despediu dos colegas porque é a última reunião de coordenação política que ele deve participar e recebeu os votos de "boa sorte" dos demais colegas na disputa do governo do Rio Grande do Sul.
Participaram da reunião de coordenação, além de Lula e Padilha, os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, da Comunicação Social, Franklin Martins, da Justiça, Tarso Genro, da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo.