O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu nesta quarta-feira (18) iniciar uma fiscalização sobre a concessão de pagamento de salário a ex-ministros do governo Dilma Rousseff para cumprir quarentena.
Conforme a Folha de S.Paulo informou, ex-ministros do governo como José Eduardo Cardozo (AGU) e Aluizio Mercadante (Educação) já receberam o benefício.
A concessão do benefício é prevista em lei para evitar conflito de interesse de quem sai do ministério com novas funções na iniciativa privada.
A Comissão de Ética Pública da Presidência ou o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle estão analisando quase uma centena de pedidos já apresentados. Os que são concedidos, ganham seis meses de salário sem trabalhar.
O pedido de fiscalização foi feito pelo ministro Walton Alencar e foi aprovado pelo plenário do tribunal. Segundo, ele “o expressivo crescimento de pedidos dessa natureza, em face da transição havida no Governo Federal, impõe que o Tribunal examine a legalidade e a legitimidade dos atos concedidos”, informou o ministro. Não há prazo para a fiscalização terminar.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”