Uma garoa intensa caiu sobre Brasília durante toda a manhã deste sábado (1º), dia da posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff. Caso a chuva continue na capital federal, a petista deverá desfilar em um carro fechado. Tradicionalmente, o presidente eleito desfila na Esplanada dos Ministérios em carro aberto oficial: um Rolls-Royce. Dilma decidiu desfilar com a única filha, Paula Rousseff.
A estimativa é que 70 mil pessoas acompanhem a cerimônia de posse. Por volta das 12h30, não havia muitas pessoas concentradas, mas diversos militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) fizeram questão de comparecer com roupas vermelhas.
Na Esplanada dos Ministérios, foram montadas cinco arenas, onde são realizadas atividades culturais. Cada um dos locais representa uma região do Brasil.
Etapas
Dilma e o vice-presidente eleito, Michel Temer, sairão, em carros separados, por volta das 14h15, da Catedral rumo ao Congresso Nacional, depois ao Palácio do Planalto e em seguida ao Itamaraty.
No Congresso, Dilma fará o compromisso constitucional, quando dará a palavra que vai honrar e desempenhar da melhor forma possível o cargo de presidente da República. Ela pretende fazer um discurso de 40 minutos.
Em seguida, Dilma e Temer vão para o Planalto. Na rampa do palácio, Dilma será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por volta das 16h30. No parlatório, que fica do lado de fora do prédio, Dilma recebe a faixa presidencial de Lula. No local, ela faz um discurso à nação, no qual deve relacionar suas prioridades e compromissos para os quatro anos de gestão.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Deixe sua opinião