Tércio Albuquerque é o novo secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná. Ele foi nomeado para o cargo nesta segunda-feira (19) pelo governador Orlando Pessuti (PMDB). Albuquerque ocupa a vaga de Nelson Garcia, que deixou a secretaria em 1º de abril para disputar as eleições de outubro.
O novo secretário é ex-delegado do Trabalho e foi coordenador do Procon-PR de 1999 a 2001. Ele também foi deputado estadual por duas vezes, prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, diretor da Itaipu Binacional e da Eletrosul.
Albuquerque disse que vai desenvolver novos programas na secretaria, entre eles o Curso Vocacional. "Hoje se aplica recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para qualificar os profissionais. Mas às vezes, ele é qualificado em três cursos diferentes. Queremos primeiro avaliar sua vocação, para então realizar o curso de qualificação. Isso também vai representar melhor utilização dos recursos públicos", disse a Agência Estadual de Notícias, órgão responsável pelas informações oficiais do governo do estado.
Novos diretores e presidentes
Pessuti também nomeou diretores e presidentes de empresas vinculadas ao governo do estado. A diretoria-geral da Secretaria do Trabalho será assumida pelo ex-diretor regional da pasta em Jacarezinho, Sidnei Ferreira. O cargo era ocupado por Fernando Peppes, que passa a ser diretor técnico do Detran. Na diretoria-geral da Secretaria da Educação entra Altevir Rocha Andrade e, na presidência do Tecpar, Luiz Fernando Oliveira Ribas, que deve assumir o cargo na terça-feira (20).
Desde que Roberto Requião deixou o governo para disputar uma vaga no Senado, treze secretarias mudaram de comando. Só na terça-feira (13), foram nomeados cinco secretários.
A mudança mais comentada foi a exoneração de Luiz Fernando Delazari da Secretaria de Estado da Segurança (Sesp). O ex-governador criticou as mudanças realizadas por seu sucessor.
Veja no infográfico as mudanças no secretariado desde a saída de Requião
Deixe sua opinião