Curitiba (AG) O hábito de dar uma esticada no bar após o trabalho, agora tem hora para acabar: 22 horas. Pelo menos é essa a realidade em 14 municípios da região metropolitana de Curitiba que adotaram toque de recolher após as dez da noite em bares como medida para reduzir a violência.
E tem dado certo. Segundo a Secretaria de Segurança do Paraná, a queda no número de homicídios nesses municípios é de 30%, resultado considerado expressivo.
Em nove municípios pesquisados pelo governo, foram registrados índices menores nos incidentes nas dependências e proximidades de bares e lanchonetes, ou seja, crimes relacionados à ingestão de álcool (atendimento de acidente, embriaguez, embriaguez ao volante, homicídio, entre outros).
Em São José dos Pinhais, a queda no índice de homicídios após a implantação da medida foi de 39%, passando de 31 ocorrências para 19.
Já em Almirante Tamandaré, a diminuição foi de 36%, de 25 ocorrências para 16. Em Araucária, a diminuição chegou a 33%, indo de 27 para 18.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas