• Carregando...
Longas filas marcaram esta sexta, último dia para regularizar o Título de Eleitor em Curitiba | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Longas filas marcaram esta sexta, último dia para regularizar o Título de Eleitor em Curitiba| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Eleitores da RMC não precisam comparecer aos fóruns eleitorais nesta sexta

As pessoas que votam nas cidades da região metropolitana não precisam comparecer aos fóruns eleitorais de suas cidades nesta sexta-feira (20). Quem precisa regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, tirar o título, pedir transferência ou solicitar a segunda via tem até 9 de maio para comparecer ao fórum eleitoral do município onde mora. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), pode haver filas - desnecessariamente - nos fóruns eleitorais da RMC.

Leia matéria completa.

Tire suas dúvidas sobre o recadastramento eleitoral:

O que acontece se o eleitor perder o prazo de recadastramento?

O TRE-PR ainda não definiu qual será o tratamento dado aos eleitores. A comunicação oficial deve acontecer somente na semana que vem. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que os tribunais regionais têm autonomia para decidir sobre isso.

Em Sergipe, os eleitores puderam fazer o recadastramento normalmente sem cobrança de multa – exceto quem não havia votado em eleição ou descumprido a convocação eleitoral.

Qual o valor da multa?

O preço estipulado pela Justiça Eleitoral é de R$ 3,51.

Se não me recadastrar hoje, posso votar neste ano?

Para participar da eleição, é preciso regularizar o título até 9 de maio. O TRE deve se pronunciar na próxima semana.

É precisode enfrentar a fila em caso de primeiro título de eleitor ou transferência de cidade?

O prazo de recadastramento foi estipulado para quem vota em Curitiba. Portanto, nesses casos específicos, o eleitor tem até o dia 9 de maio para regularizar sua situação.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) encerrou por volta das 19h15 desta sexta-feira (20) o recadastramento eleitoral em Curitiba. A meta principal foi atingida: fazer a revisão eleitoral de pelo menos 80% dos cerca de 1,2 milhão títulos eleitorais da capital. Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral deve confirmar em breve que a capital paranaense utilizará a identificação biométrica (através da impressão digital) nas eleições municipais deste ano.

Ao todo, 14.168 pessoas foram atendidas nesta sexta, um recorde. Desde março do ano passado, quando o recadastramento começou, o número eleitores que passaram pela Central de Atendimento ao Eleitor é de cerca de 1,1 milhão.

De acordo com o assessor de imprensa do TRE, Marden Machado, aproximadamente 200 mil eleitores de Curitiba não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral e não compareceram ao recadastramento. Eles terão o Título Eleitoral cancelado, mas poderão regularizá-lo a partir da próxima quarta-feira (25). O prazo irá até o dia 9 de maio.

Os procedimentos para a regularização serão anunciados pela direção do TRE-PR na segunda-feira (23). A principal dúvida é com relação à multa de R$ 3,51 que poderá ser cobrada de quem não se recadastrou. Em outros estados, como no Sergipe, os eleitores tiveram uma segunda chance para fazer o recadastramento biométrico.

Filas

Durante esta semana, a última para o recadastramento, longas filas formaram-se próximas a Central do Eleitor. Nesta sexta, a fila de eleitores chegou até o viaduto que passa sobre a Linha Verde, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Hauer. À tarde ela mudou de lugar, mas continuou longa. A fila entrava na rua João Parolin Junior, na esquina com a Marechal. Ela descia toda a João Parolin e Leopoldo Fróes - esta última paralela à Marechal.

O tempo de espera, porém, não mudava e para conseguir atendimento: o eleitor precisa ficar até 5 horas, em média, esperando. Houve casos, na quinta-feira (19), em que o eleitor aguardou até 6 horas.

Vale ressaltar que o prazo termina em 9 de maio para quem precisa transferir ou fazer o título, tirar a segunda via ou ainda regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba não funcionará na próxima segunda-feira (23) e na terça-feira (24). A população voltará a ser atendida a partir de quarta-feira (25) para fazer os serviços descritos anteriormente, das 9h às 18h.

Primeiro eleitor chega à fila do TRE na madrugada

O primeiro eleitor que estava fila no último dia do recadastramento biométrico chegou ao TRE por volta da zero hora desta sexta-feira (20). De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-PR, não havia necessidade de passar a madrugada na fila. Os eleitores que chegaram à Central de Atendimento ao Eleitor por volta das 6h30 foram atendidos no mesmo horário do que aquele que estava na fila desde a zero hora. O atendimento teve início às 8 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]