• Carregando...
“Se o prefeito ganhar esta eleição, o mandato dele vai até 31 de março de 2010 (data limite de desincompatibilização para as eleições ao governo). E no dia 1.º de abril teremos um novo prefeito.” | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
“Se o prefeito ganhar esta eleição, o mandato dele vai até 31 de março de 2010 (data limite de desincompatibilização para as eleições ao governo). E no dia 1.º de abril teremos um novo prefeito.”| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

Perfil

Nome: Maurício Furtado

Idade: 59 anos

Cidade natal: Joinville (SC)

Estado civil: casado.Tem cinco filhos.

Profissão: formado em Ciências Contábeis pela Fesp. É funcionário do Banco do Brasil desde 1973.

Experiência no setor público: participou da equipe técnica que apoiou a CPMI dos Correios (entre agosto de 2005 e abril de 2006).

Maurício Furtado (PV) foi o penúltimo candidato a participar das sabatinas realizadas pela Gazeta do Povo. Ele defendeu a criação de um núcleo de acesso restrito no centro da cidade – uma área de três quilômetros quadrados, que teria como ponto zero a Praça Tiradentes no qual só seria permitida a circulação de carros de moradores e comerciantes, táxias e ônibus do transporte coletivo. Seria uma medida efetiva para melhorar o trânsito da capital.

Falou também do projeto para a revitalização dos rios, enfatizando o Belém que deixaria de percorrer os subterrâneos da cidade nas proximidades do Passeio Público e passaria a correr a céu aberto. O candidato ainda fez críticas ao prefeito Beto Richa e afirmou que no dia 1º de abril de 2010 Curitiba terá um novo prefeito, pois ele deixará o comando do município para ser candidato ao governo estadual. Maurício Furtado também questionou a atuação da oposição na Câmara Municipal e disse que passará a acompanhar o trabalho dos vereadores do PV. Confira a seguir os trechos mais importantes da sabatina. Ou clique aqui e confira a entrevista completa.

Restrição de tráfego

"Nossa idéia é que em uma área central com um raio de um quilômetro, um quilômetro e meio – a partir do ponto zero que é a Praça Tiradentes –, não seja permitido o tráfego de carros particulares, apenas o transporte coletivo e veículos de moradores e comerciantes. O fundamental é que as pessoas usem menos carros. Vamos estimular novos negócios no Centro, o comércio de rua, a construção imobiliária. Pensamos na cidade daqui a 20, 25 anos, num prazo mais longo. Trincheira só transfere o congestionamento para outra região."

Revitalização dos Belém

"A reurbanização dos 22 quilômetros do Rio Belém está inserida no projeto de revitalização dos rios. Mas não é somente do Belém. Todos os rios de Curitiba serão tratados. A primeira medida é impedir que o esgoto clandestino seja lançado neles. Temos que construir galerias fechadas nas margens. Há ainda a questão do tratamento (do esgoto). Para isso, faremos pequenas estações (de tratamento) locais. O Rio Belém – no Centro Cívico, ao lado do Passeio Público e na Mariano Torres – também será aberto na administração do PV."

Críticas à oposição

"A oposição (na Câmara Municipal) dormiu nesses quatro anos de mandato. A oposição foi muito fraca, não teve um desempenho e não se justificou. Isso precisa mudar."

Vereadores do PV

"A bancada (de vereadores) do PV é o que nos traz mais alegria e nos dá força para continuar na política. Na última gestão não destaco nada (que eles fizeram). Mas vamos crescer, vamos ajudar os representantes do PV nas propostas para a sociedade. Há uma falta de identificação de alguns candidatos (do partido com a própria legenda) e é por isso temos que trabalhar mais. Alguns candidatos a vereador tem planos para alçar outros vôos. Pretendo atuar no acompanhamento da bancada. Farei parte da equipe do PV que vai cuidar disso."

Beto Richa

"Se o prefeito ganhar essa eleição, da forma como ele acha que vai ganhar, o mandato dele vai até 31 de março de 2010 (data limite de desincompatibilização para as eleições ao governo). E no dia 1º de abril teremos um novo prefeito."

Ippuc

"Como decorador e jardinador, o Ippuc (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba) é um grande órgão (referia-se aos canteiros de flores colocados na Linha Verde). Assim que assumirmos a administração, vamos reconhecer o Ippuc como o principal arquivo de projetos de Curitiba. Como fonte de idéias, encerrou-se, e não é por falta de gente especializada."

Mensagem final

"Votem 43 para prefeito e para vereador. O que me trouxe até aqui é o sentimento de que podemos e temos que mudar. Só vamos conseguir resolver os problemas quando pudermos oferecer uma melhor educação para as crianças. Temos que dar a oportunidade para as pessoas."

Clique aqui e confira a sabatina na íntegra

* * * * * *

Participaram da sabatina: Oscar Röcker Netto, chefe de Redação; Eduardo Aguiar, editor executivo de Vida Pública; Rogério Galindo, editor de Vida e Cidadania; Fernanda Leitóles, repórter de Vida Pública; e Adriano Kotsan, repórter da Gazeta do Povo Online.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]