Curitiba O deputado Severino José Cavalcanti Ferreira (PP), 74 anos, tornou-se presidente da Câmara em uma das eleições mais disputadas da Casa. Embora tenha sido candidato pela terceira vez, a vitória causou surpresa principalmente entre os partidos aliados, que acreditavam na vitória do candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). A vitória de Severino também quebrou a tradição da Casa, que normalmente dá o cargo a deputados do partido que tem maioria.
Com forte apelo ao chamado "baixo clero", o deputado construiu sua candidatura com a promessa de elevar salários e de melhorar as condições financeiras de atuação dos colegas deputados.
Severino começou a carreira política em 1964 ano do golpe militar como prefeito de sua cidade natal, João Alfredo, a 106 quilômetros de Recife. Pertenceu à União Democrática Nacional (UDN), partido que liderou a oposição a Getúlio Vargas. Foi deputado estadual por sete vezes consecutivas e está no terceiro mandato de deputado federal. Não tem curso superior. Hoje no PP, partido que tem como símbolo o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, Severino passou por diversos partidos. Integrou a Arena, legenda de sustentação da ditadura militar, o PDS, PDC, PL, PPR e PFL.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais