Rio de Janeiro (AE) As denúncias de corrupção no governo PT podem reduzir a força que a estrela do partido empresta às vendas de produtos como camisetas, bonés, broches e chaveiros. Especialistas em marketing consideram que a marca PT já foi contaminada pelo clima de desconfiança.
Um das maiores fornecedoras de brindes dos petistas, a Focal teve redução de 80% no faturamento este ano, prejudicado por não ter eleições, sendo que em época de campanha eleitoral o PT responde por um terço das vendas. "Se o discurso de uma marca vai contra tudo o que ela representa o consumidor se decepciona e deixa de usar", avalia o professor e diretor de marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Emmanuel Publio Dias. Em ano de eleição, a Focal produz até 100 mil camisetas por dia, com a ajuda de cerca de 400 funcionários contratados temporariamente. Hoje, a empresa está produzindo 5 mil camisetas diárias, com 30 pessoas.
O diretor comercial da Focal, Carlos Roberto Cortegoso, reconhece que a crise do PT pode ter influência negativa nas vendas de produtos com a marca do partido. No entanto, ele enfatiza que tradicionalmente há uma queda de faturamento e de produção em anos sem eleições. "As denúncias devem ter reflexo nas vendas de produtos do PT, se bem que o partido tem uma militância mais acirrada", diz.
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