• Carregando...

Filho de Aciolli e Galdino são os mais votados

Um novato na política e um veterano nas urnas foram os vereadores mais votados nestas eleições em Curitiba. O jornalista Cristiano Santos (PV), 32 anos, assumiu a ponta entre os 708 candidatos na capital e obteve 14.819 votos, seguido do Professor Galdino, com 13.983

Leia matéria completa

A alta taxa de renovação na Câmara de Curitiba, nas eleições deste domingo, repercutiu na sessão plenária desta segunda-feira (8). Apesar de ainda faltarem três meses para o fim da atual legislatura, o clima era de despedida para os 18 vereadores que não foram reeleitos. O centro das atenções foi o presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB), o João do Suco, que fez discurso emocionado e relembrou suas ações na presidência da Casa.

Parlamentares veteranos, como Jair Cezar (PSDB) e Celso Torquato (PSD), e novatos, como Maria Goretti (PSDB), usaram a tribuna para relembrar sua trajetória e se "despedir" do mandato, citando seus feitos. Quem também usou a tribuna foi Nely Almeida (PSDB), que não tentou se reeleger. Ela elogiou o atual presidente da Casa e criticou as mudanças que têm ocorrido na política brasileira e curitibana.

Balanço geral

Oitavo suplente nas eleições de 2012 com apenas 4.990 votos, Cordeiro se disse satisfeito com o seu trabalho como presidente da Câmara, mesmo que isso não tenha lhe garantido uma cadeira na Câmara. "Saio em janeiro com uma missão cumprida. Realizamos os compromissos que assumimos no dia 19 de março [data em que tomou posse como presidente]. Deixei a Casa arrumada para a próxima legislatura", disse.

Ele citou a redução nos cargos comissionados da Casa, a reforma do regimento interno, a criação da ouvidoria, a instalação da TV Câmara e a conclusão da reforma do prédio histórico da Câmara como alguns de seus feitos. Essas ações serão concluídas ainda neste ano, segundo o presidente. Cordeiro disse, ainda, que seu trabalho na Câmara prejudicou sua campanha, já que não teve tempo para buscar votos nas ruas.

Cordeiro, também conhecido como João do Suco, assumiu a presidência da Câmara em março desse ano. Ex-líder do prefeito na Casa, ele foi eleito presidente para um mandato de nove meses após a renúncia do ex-presidente João Cláudio Derosso (sem partido).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]