O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará ao Brasil para a cerimônia de posse do segundo mandato de Dilma Rousseff, marcada para 1º de janeiro de 2015, informou nesta sexta-feira a Casa Branca. No mês passado, Biden ligou para Dilma para parabenizá-la pela reeleição e expressou o desejo de voltar a se reunir com ela em breve para discutir uma ampla agenda. Apesar da confirmação da viagem feita nessa sexta-feira (5), a Casa Branca não divulgou mais detalhes.
Será a segunda visita do vice-presidente americano ao Brasil em menos de seis meses. Em junho, ele esteve no país por causa da realização da Copa do Mundo e assistiu a um dos jogos da seleção americana no torneio.
Na ocasião, encontrou com Dilma em Brasília. A reunião representou o início da reaproximação entre os dois países após as revelações do ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), Edward Snowden.
Snowden denunciou que os americanos espionaram as comunicações pessoais de Dilma, de ministros e empresas brasileiras. Irritada, a presidente suspendeu uma visita de estado que faria a Washington em outubro do ano passado.
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki, garantiu que o secretário de Estado, John Kerry, está esperançoso em estabelecer uma nova fase nas relações com o Brasil por causa da reeleição de Dilma. "Tivemos alguns desacordos ao longo do último ano, aproximadamente, e isso não é segredo, mas o Brasil continua sendo um aliado importante", garantiu a porta-voz.
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios