• Carregando...

Alvo de uma CPI para investigar denúncias de corrupção no governo e de um pedido de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), criou um blog para divulgar informação "sem edição por parte de terceiros", segundo afirmou ao G1, em entrevista por e-mail.

A governadora também criou um perfil no Twitter, e acumula 251 seguidores. Um perfil falso no nome dela, no entanto, tem 1.821 seguidores.

O blog surgiu há cerca de duas semanas e é atualizado por Yeda. Na página, a governadora fala das ações de seu governo, já indicou o filme "A onda", publicou um vídeo da banda O Rappa e postou uma foto com a escritora Lya Luft, que fazia aniversário. A crise política, até o momento, não foi mencionada de forma explícita.

"Joio do trigo"

Os comentários são moderados para "separar o joio do trigo", segundo a tucana. "Eu atualizo, e por isso muitas vezes não posso fazê-lo a cada dia. Então tenho a ajuda de duas pessoas que me conhecem bem, e conhecem o governo. (...) Vou selecionando o que do dia desejo que vá sendo postado, e vou lendo e respondendo à noite as que faço questão de responder", afirmou.

Há poucos comentários com críticas à governadora, e sempre em tom moderado. "A liberdade da rede é isso: participa quem quer, mas tenho também a liberdade de selecionar as mensagens que são respeitosas, mesmo que críticas, daquelas que não merecem respeito."

Blog da CPI

Mais antigo que o blog de Yeda é o blog da bancada do PT na Assembleia Legislativa sobre as denúncias contra o governo. A página foi criada quando deputados começaram a coletar assinaturas para a criação da CPI. Agora, com a comissão instalada, o blog traz o dia-a-dia das investigações, incluindo áudios disponibilizados pela Justiça com diálogos entre membros do governo e de pessoas ligadas a ele, juntamente com as transcrições das gravações.

Questionada, a governadora diz que seu blog não tem a finalidade de responder ao blog do PT. "Blogs para contrapor qualquer outro que seja partidário, ou objetive acusar, devem ser respondidos por blogs correspondentes. Este meu blogdayeda, pelo contrário, é para que os que se interessam pela pessoa Yeda e por tudo que como governadora a pessoa Yeda possa informar e ser informada", diz.

"Cães ladram"

No blog, Yeda não menciona a crise política, mas, em seus textos, destaca mensagens de apoio que recebe. Em um deles, há uma foto de uma mulher com um cartaz que diz: "Enquanto os cães ladram, a carruagem passa!".

Políticos e instituições têm, cada vez mais, buscado espaço na internet e gerado polêmica. A Petrobras, alvo de CPI no Senado, criou um blog para defender-se de acusações e foi alvo de críticas ao divulgar, antecipadamente, respostas que deu a jornalistas sobre reportagens ainda não publicadas.

A estatal voltou atrás e passou a divulgar as respostas a partir da 0h do dia previsto para a publicação da reportagem. A bancada do PSDB criou um blog onde divulga o trabalho da CPI.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou um blog do Palácio do Planalto e, logo em seguida, um "clone" que permitia aos visitantes fazer comentários – algo restrito na página original. Políticos também têm aderido ao Twitter, rede de microblogs que permite a digitação de mensagens com até 140 caracteres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]