Mascote Fit

Animal

Amigo para a vida toda

Tina Demarche
07/05/2006 02:54
O jabuti pode não estar entre os bichos de estimação mais populares, mas com certeza é um dos mais tranqüilos. Quem quer um amigo que o acompanhe por toda a vida, não poderia escolher melhor. Esses animais podem viver cerca de cem anos e, não raramente, passam de pai para filho.
Todos os movimentos são feitos com muita lentidão e o momento da refeição ou o passeio de um lado para outro do jardim podem levar horas. Quando pressentem algum perigo recolhem as patas, a cabeça e a cauda para dentro do casco.
De acordo com a médica veterinária Claudia Folador Rocha, especialista em animais silvestres, no Pet Pangea Zoo, esses bichos de temperamento tão pacato são inteligentes, embora expressem isso de maneira diversa da que estamos acostumados com cães e gatos. “Ele é capaz de reconhecer o dono, pelo cheiro ou aspecto da pessoa, e também pela maneira com que é tratado por ela. Quando o reconhece, não entra mais no casco a cada aproximação”, diz a veterinária. Segundo ela, os jabutis podem seguir o dono – vagarosamente, é claro – dentro de casa e até olhar na direção dele, quando ouvem sua voz. “São movimentos muito sutis, mas são perceptíveis”, afirma.
Cuidados
Os maiores problemas que esses animais enfrentam estão ligados às doenças nutricionais, por erros alimentares no cativeiro. O professor de Clínica de Animais Selvagens da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ricardo de Castro Vilani, alerta para a importância da dieta com cálcio e vitamina A (verduras verde-escuras), além dos banhos de sol. Esses animais são originários de regiões quentes e, em Curitiba, precisam de aquecimento extra. A sugestão é que uma lâmpada seja acesa, quando anoitece, no local onde eles dormem.
Outros grandes acidentes envolvendo os jabutis, segundo Vilani, estão relacionados a atropelamentos e mordidas de cachorro, além de queimaduras em fogueiras, por buscarem o calor.
Esses animais se alimentam de frutas e verduras bem coloridas, mas ovos cozidos, carnes cruas ou cozidas e até ração de cachorro e gato são bem-vindos na dieta.
Por exigirem poucos cuidados, os jabutis têm sido bastante procurados como animais de estimação. No entanto, para comprar um é preciso buscar criadores autorizados pelo Ibama e exigir nota fiscal. Ela é o documento que garante ao dono a legalidade de seu bichinho.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.