crianças

Deixe as guloseimas mais saudáveis

Amanda Milléo
10/10/2013 03:12
Thumbnail
Quando a troca da batata frita pela cenoura em palito não convence as crianças, os pais não precisam se desesperar. Algumas mudanças simples, desde a forma de preparo até a compra do produto com menos conservantes e calorias, contribuem para uma refeição mais saudável aos pequenos e sem perder a cara do salgadinho ou docinho favorito deles. Apesar de algumas gostosuras não possibilitarem muitas adaptações benéficas, a regra é: quanto menos, melhor. Para acalmar os pais, a nutricionista membro da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e coordenadora do curso de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Cilene da Silva Gomes Ribeiro, indica algumas soluções fáceis.
Brigadeiro
Novas versões do brigadeiro têm surgido no mercado, como aqueles feitos de casca de banana, de mandioca, e aumentam a versão saudável do docinho preferido em festas infantis. Mas, mesmo o tradicional, de leite condensado e chocolate, pode ter as calorias reduzidas. Busque chocolates que sejam menos açucarados, mais puros e próximos do natural. Utilizar corantes naturais também é uma opção. Como o leite condensado continua o mesmo, a dica é deixar os doces para momentos especiais e esporádicos.
Nuggets e batatas smile
Assado é a opção mais saudável de oferecer os nuggets e as batatas smile de forma rápida e sem muito trabalho. Outra forma de preparo é grelhar em uma frigideira sem óleo, ou nas sanduicheiras normais. Para aqueles que têm um tempinho, os nuggets podem ser feitos em casa, com frango desossado, misturado à proteína de soja e separado em pequenas porções, como um mini-hamburguer.
Geladinho e sorvete
Ao invés de comprar o geladinho industrializado, feito basicamente de corante e açúcar, o preparado em casa com leite e frutas é bem mais aceitável. Outras opções são sucos preparados com a fruta e iogurtes naturais adoçados com o mínimo de açúcar. Se as crianças não dispensam o tradicional, é possível fazer um com gelo e corante natural. Já os sorvetes de bola são mais complicados, mas ainda possíveis. Misturar um iogurte natural com o emulsificante (encontrado em lojas de festas ou confeitarias) ajuda a dar um resultado similar ao do sorvete.
Pipoca de micro-ondas
A pipoca, sozinha, é um alimento muito saudável. O problema vem com a adição exagerada de sal ou bacon. As pipocas de micro-ondas recebem, ainda, tratamento especial para explodir mais rápido e junto com o sabor, bem mais gordura, condimentos e, com tudo isso, calorias. No caso da pipoca, é melhor fazer na panela, com pouco óleo.
Macarrão Instantâneo
Por ser um produto pré-frito para facilitar o cozimento, o macarrão instantâneo não é, por si só, um alimento saudável. A melhor opção é a massa tradicional, que leva um pouco mais de três minutos e não tem tantas calorias quanto o instantâneo. Se não há outro jeito, deixe de lado o molho pronto que vem com o produto, repleto de conservantes e sódio em exagero. Prefira picar os tomates e preparar o molho caseiro que, além de ser mais nutritivo, evita problemas renais e de hipertensão nas crianças (e adultos).
Pastel
Os pasteis assados mudam a textura do tradicional, mas mesmo o frito tem pontos positivos. A massa é uma fonte de carboidratos e o óleo é uma fonte de gordura que todos precisamos. Uma opção é fazer o pastel em casa, com óleo novo, e com recheios simples, sem muitos complementos que agreguem mais calorias. A parcimônia continua o principal indicativo de quando e quantos comer. A nutricionista ressalva que a substituição por outros salgados, como uma sfiha é ainda melhor.
Batata frita
Assim como o pastel, a batata frita não ficará da mesma forma se preparada de outro jeito senão por meio da fritura. Resta apelar para a moderação tanto na quantidade de batatas quanto no sal, na maionese, catchup, mostarda e outros condimentos.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.