Cirurgia

Óculos para longe

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
31/01/2015 02:18
Thumbnail

Exames

Veja as avaliações que devem ser feitas antes de encarar a cirurgia de miopia:

1 - Tomografia corneana: observação tridimensional da córnea

2 - Paquimetria: mede a espessura da córnea

3 - Microscopia especular: conta as células endoteliais da córnea

4 - Mapeamento de retina: avalia as condições da retina.

Quinze minutos leva para um míope operar os olhos, abandonar os óculos e voltar a enxergar de longe. Rápido, não? A recuperação segue este ritmo. "No outro dia o paciente pode trabalhar, se a técnica usada for a Lasik ou Intralase", diz a oftalmologista especialista em cirurgia refrativa do Centro Paranaense de Oftalmologia Daniele Espinhosa.
A primeira consiste na aplicação do excimer laser para moldar a estrutura da córnea por uma abertura na própria córnea. "O aparelho realiza um corte de 270° tipo uma tampa", diz o oftalmologista do Instituto de Oftalmologia de Curitiba Luiz Fernando Fajardo. A Intralase, mais recente, difere da primeira ao realizar este corte também com o laser, o que o torna mais preciso. Ambas resultam em recuperação quase imediata da visão e usam anestesia local, com colírio, e têm pós-operatório indolor.
A cirurgia é indicada a partir dos 18 anos e para quem está com o grau estável por pelo menos um ano. O diabético tem cuidados especiais, pela oscilação do grau. Quem usa lente de contato deve dar um descanso a ela de 7 dias (gelatinosa) e 15 dias (rígida). Após a cirurgia, o pequeno risco de infecção exige uso de antibióticos.
Não podem fazer
Contraindica-se a cirurgia em caso de doenças sistêmicas (do colágeno ou autoimunes), distrofias corneanas (ceratocone) e grávidas ou em período de amamentação, quando há variação no grau da miopia.
Espessura da córnea
Para a realização da Lasik ou da Intralase, o paciente não pode ter a córnea fina. Se este for o caso, a única opção é pela técnica PRK, que após o laser exige a inserção de uma lente gelatinosa para ajudar a cicatrizar. Pacientes com mais de 10 graus devem realizar um implante de uma lente especial na frente ou atrás da íris, sendo antes necessário verificar se há espaço para ela. Desvantagem: os olhos são operados um por vez.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para conhecer melhor nossos usuários, exibir publicidade personalizada e aprimorar nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços você concorda com a Política de Privacidade ePolítica de Cookies.