Turismo

Papo U ajuda jovens a decidir entre mochilão ou intercâmbio

Luisa Nucada
14/08/2015 14:43
Thumbnail
A vontade é viajar, rodar o mundo. Mas por qual meio? É geralmente nos meses de julho e agosto que os jovens refletem se partirão para o exterior através de uma agência ou por conta própria. O Papo U vai reunir duas convidadas para ajudar na decisão entre mochilão ou intercâmbio. A psicóloga Bianca Soprana, adepta de longos mochilões, e a designer gráfico Mariana Smolka, que fez dois intercâmbios de estudo em Londres, vão compartilhar suas experiências com o público na quarta-feira (19), às 20h, no Museu Oscar Niemeyer (MON).
No final de 2009, Bianca decidiu largar seu emprego na área de Recursos Humanos e partiu com o marido para uma viagem de três anos. O casal passou pela África do Sul, Sudeste Asiático, Índia, China, Oriente Médio e Leste Europeu. “Valeu muito a pena, foi um divisor de águas, mesmo. Tivemos uma grande sensação de entender o globo, de nos sentir parte, de ser um cidadão do mundo. Percebemos claramente a diferença entre o mundo tradicional e do mundo modernizado”, diz a psicóloga de 35 anos.
Mariana, de 27 anos, fez um intercâmbio de sete meses em Londres, para estudar inglês, em 2006. Gostou tanto da cidade que jurou a si mesma que voltaria. “Quando a gente mora fora quer dar um jeito de continuar morando fora”, diz. Cinco anos depois, já formada em Design Gráfico, ela retornou à capital inglesa para fazer um curso de Cool Hunting na Central Martins College of Arts. No Papo U, ela contará como as experiências de intercâmbio, em dois momentos distintos de sua vida, abriram sua cabeça e a inspiraram a criar o perfil do Instagram @curitibacool.
Com patrocínio do Unicuritiba, o Papo U será mediado pela vlogueira Mariana Ayres, apresentadora do Inside XBox. O evento contará ainda com apresentação da banda Bigode Groove e com as pizzas do Del Borgo Pizza TruckCo. As inscrições já estão encerradas, mas será possível acompanhar o evento pelo Periscope (www.facebook.com/papogazeta).
Serviço: Papo U “Mochilão ou Intercâmbio”, no Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999, dia 19/08, às 20h. Acompanhe pelo www.facebook.com/papogazeta.