Fernanda Massarotto
Jornalista, paulistana. Não sei cozinhar, mas adoro comer. Moro há 15 anos em Milão, no norte da Itália. Pedalo pelas ruas com minha bicicleta vermelha em busca de novidades da cidade, especialmente as gastronômicas.
À milanesa
Vinho tinto Barolo festeja 40 anos
O outono é a estação ideal para descobrir as belezas da região de Langhe, no Piemonte, no norte da Itália, também conhecida por ter o melhor tartufo do país. Uma paisagem única com seus vinhedos reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. As excelências gastronômicas do Piemonte e as suas vinícolas fizeram desta região italiana uma das mais famosas do mundo. E é exatamente em Langhe que nasce o Barolo Ginestra Ciabot Mentin, de Domenico Clerico, uma histórica vinícola de Monforte d'Alba que celebra a quadragésima colheita de seu mais prestigioso vinho tinto conhecido internacionalmente.
Um Barolo intenso, decisivo e profundo que revela aromas de morango, cereja e laranja com toques de menta, chocolate amargo e especiarias. O sabor é harmonioso com uma textura leve e elegante.

São já quarenta anos desde a primeira colheita deste vinho cujo nome tem uma história fascinante: "Ciabot" quer dizer casa que fica ao lado do vinhedo, mais precisamentearmazém de ferramentas; enquanto "Mentin"(em dialeto piemontês) é o diminutivo de Clemente, nome do antigo proprietário, de quem Domenico comprou o lote. Depois da venda, o nome da vinícola manteve-se o mesmo, como dita a tradição, porque os "donos passam, mas a terra fica".