Já estão on-line todas as informações sobre o curso do Instituto Faraday no Brasil, com datas e programação. Como contei em outras oportunidades, havia instituições e pesquisadores de muitas cidades interessados em organizar um curso Faraday, mas no fim apenas São Paulo foi escolhida. O curso será realizado de 9 a 12 de outubro, em conjunto com a Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares, e todas as informações estão no site montado especialmente para o evento. Serão três dias na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e um dia mais para encerramento, com um culto e uma palestra do teólogo Guilherme de Carvalho, um dos responsáveis por organizar tudo isso (e que fez o curso de verão do Faraday, em Cambridge, em 2010, um ano antes de mim).
A delegação do Faraday consiste no ex-diretor do instituto, Denis Alexander; no ex-diretor de Cursos da instituição, Rodney Holder; e na atual diretora de Cursos, Hilary Marlow. Completam a lista de palestrantes professores da Faculdade Teológica Batista de São Paulo e do Paraná (daqui vai o professor Gerson Fischer), da Unicamp e da USP. As inscrições serão abertas ainda neste mês.
E Curitiba? O pessoal da PUCPR se empenhou, mas infelizmente não foi possível trazer um curso completo à cidade, principalmente por incompatibilidades de data (o recesso do dia do professor atrapalhou bastante o planejamento). Mas já ficou acertado com o pessoal do Faraday que haverá uma palestra, na noite de 14 de outubro, sobre a relação histórica entre ciência e religião. Detalhes como o local exato do evento, o nome do palestrante e necessidade de inscrição prévia ainda serão definidos; o que se sabe é que o professor Mário Sanches, diretor do mestrado em Bioética da PUCPR, fará parte da mesa como debatedor.
VIII Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião
E, logo depois da passagem do Faraday por aqui, Buenos Aires receberá, de 20 a 22 de outubro, a oitava edição do Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião. A página do evento no Facebook está aos poucos publicando a relação completa de palestrantes e informa que ainda há tempo para inscrições, tanto para quem quiser apenas assistir ao evento como para os interessados em fazer apresentações curtas. Além do site e do Facebook, também é possível obter informações por e-mail.
Experiência de quase-morte
No dia 16 de agosto, o Instituto Ciência e Fé de Curitiba promove uma mesa-redonda e debate com o tema “Experiência de quase-morte no depoimento de três médicos”. Os médicos em questão são Laércio Furlan, cardiologista e intensivista; Carlos Harmath, psiquiatra e professor de Medicina; e Dagoberto Requião, psiquiatra e professor da PUCPR. O oncologista e professor Cícero Urban fará a moderação e o padre Ricardo Hoepers fará algumas observações sobre o assunto dentro da perspectiva católica. A entrada é gratuita (só é preciso fazer inscrição por e-mail) e o evento começa às 10 horas, no auditório da Escola de Enfermagem Catarina Labouré (Rua Jacarezinho, 1.000, Mercês, Curitiba).
(Aviso: o Instituto Faraday, citado neste post, deu ao blogueiro uma bolsa para participar de um curso na Universidade de Cambridge, em 2011)
——
Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Faltam justificativas para prisão de Braga Netto
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS