Já estão on-line todas as informações sobre o curso do Instituto Faraday no Brasil, com datas e programação. Como contei em outras oportunidades, havia instituições e pesquisadores de muitas cidades interessados em organizar um curso Faraday, mas no fim apenas São Paulo foi escolhida. O curso será realizado de 9 a 12 de outubro, em conjunto com a Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares, e todas as informações estão no site montado especialmente para o evento. Serão três dias na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e um dia mais para encerramento, com um culto e uma palestra do teólogo Guilherme de Carvalho, um dos responsáveis por organizar tudo isso (e que fez o curso de verão do Faraday, em Cambridge, em 2010, um ano antes de mim).
A delegação do Faraday consiste no ex-diretor do instituto, Denis Alexander; no ex-diretor de Cursos da instituição, Rodney Holder; e na atual diretora de Cursos, Hilary Marlow. Completam a lista de palestrantes professores da Faculdade Teológica Batista de São Paulo e do Paraná (daqui vai o professor Gerson Fischer), da Unicamp e da USP. As inscrições serão abertas ainda neste mês.
E Curitiba? O pessoal da PUCPR se empenhou, mas infelizmente não foi possível trazer um curso completo à cidade, principalmente por incompatibilidades de data (o recesso do dia do professor atrapalhou bastante o planejamento). Mas já ficou acertado com o pessoal do Faraday que haverá uma palestra, na noite de 14 de outubro, sobre a relação histórica entre ciência e religião. Detalhes como o local exato do evento, o nome do palestrante e necessidade de inscrição prévia ainda serão definidos; o que se sabe é que o professor Mário Sanches, diretor do mestrado em Bioética da PUCPR, fará parte da mesa como debatedor.
VIII Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião
E, logo depois da passagem do Faraday por aqui, Buenos Aires receberá, de 20 a 22 de outubro, a oitava edição do Congresso Latino-Americano de Ciência e Religião. A página do evento no Facebook está aos poucos publicando a relação completa de palestrantes e informa que ainda há tempo para inscrições, tanto para quem quiser apenas assistir ao evento como para os interessados em fazer apresentações curtas. Além do site e do Facebook, também é possível obter informações por e-mail.
Experiência de quase-morte
No dia 16 de agosto, o Instituto Ciência e Fé de Curitiba promove uma mesa-redonda e debate com o tema “Experiência de quase-morte no depoimento de três médicos”. Os médicos em questão são Laércio Furlan, cardiologista e intensivista; Carlos Harmath, psiquiatra e professor de Medicina; e Dagoberto Requião, psiquiatra e professor da PUCPR. O oncologista e professor Cícero Urban fará a moderação e o padre Ricardo Hoepers fará algumas observações sobre o assunto dentro da perspectiva católica. A entrada é gratuita (só é preciso fazer inscrição por e-mail) e o evento começa às 10 horas, no auditório da Escola de Enfermagem Catarina Labouré (Rua Jacarezinho, 1.000, Mercês, Curitiba).
(Aviso: o Instituto Faraday, citado neste post, deu ao blogueiro uma bolsa para participar de um curso na Universidade de Cambridge, em 2011)
——
Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião