"Ao caminhar pela cidade e encontrar uma árvore perdendo suas folhas, fique tranquilo que ela está apenas passando por seu ciclo natural!"
As temperaturas já começaram a ficar mais baixas e o sol já se põe cada dia mais cedo. Caminhando, já encontramos folhas amarelas que caíram das árvores e os tons avermelhados e laranjas começam a tomar conta das ruas. Esses são alguns sinais de que o outono chegou! Uma estação de transição, o outono é marcado por temperaturas instáveis e uma preparação para os dias frios do inverno.
Em resposta a essa época do ano, algumas árvores, conhecidas como plantas caducifólias, podem dar início a sua fase de dormência, quando perdem suas folhas e só restam seus galhos. Justamente por essa aparência “sem vida”, é que muitas pessoas acreditam que essas árvores estejam mortas.
Pelo contrário! Estas plantas que entram em dormência nessa época estão utilizando uma estratégia muito inteligente para se manterem vivas e pouparem energia durante o inverno. Como a maior perda de água ocorre pelas folhas por meio da evapotranspiração (um processo metabólico de evaporação e transpiração das plantas), essas árvores armazenam água e energia em seus troncos, galhos e raízes para que rebrotem no período com temperaturas mais amenas: na primavera e verão.
Por isso, ao caminhar pela cidade e encontrar uma árvore perdendo suas folhas, fique tranquilo que ela está apenas passando por seu ciclo natural! E o melhor: ainda encanta por suas cores e transformações.
E são justamente essas transformações que tornam o outono uma época tão especial e admirável. Em composições no paisagismo, essas cores enriquecem os jardins e são uma ótima forma de valorizar a passagem do tempo e as mudanças que ocorrem nas plantas e na paisagem. Afinal, os jardins são dinâmicos e podem ser aproveitados e vividos ao longo de todo ano.
Dica para aproveitar a estação: conheça o Jardim Botânico de Faxinal do Céu, no interior do Paraná, a cerca de 350 km de Curitiba. É um lugar encantador com muitas cores de outono para admirar! Vale a visita.
Colunistas
Agenda
Animal