Interessados em obter recursos do Plano Safra 2015/2016 pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) devem se apressar. O banco receberá propostas de financiamentos para projetos coletivos até 16 de maio e para projetos individuais até 22 de maio. Uma vez aprovados, o financiamento deve ser contratado até 30 de junho, data de encerramento do Plano Safra 2015/2016. A partir de julho, entra em vigor o Plano Safra 2016/2017, com taxas de juros maiores que o atual.
Com condições subsidiadas pelo governo, o programa é uma boa opção para os produtores obterem recursos para investir na expansão ou incremento de negócios. Há diversas linhas de financiamento disponíveis para atender agricultores, pecuaristas e demais produtores rurais, independentemente de sua área de atuação ou porte.
Como explica a gerente de operações da Agência Paraná do BRDE, Juliana Dallastra, a procura pelos financiamentos do Plano Safra tende a aumentar nos meses finais de vigência do programa. Por isso, a expectativa do BRDE é contratar R$ 500 milhões em financiamentos apenas em maio e junho.
Entre os programas de crédito mais procurados está o Inovagro, que financia projetos para implantação de inovações tecnológicas nas propriedades. “Hoje temos diversos produtores investindo em aviários automatizados, por exemplo. A tecnologia possibilita que quem produz tenha controle total sobre a alimentação, ventilação e mesmo iluminação oferecida às aves. Investimentos em inovação também são constantes na suinocultura e na pecuária leiteira”, explica Dallastra.
Outro programa bastante procurado é o Pronaf, que oferece financiamentos com juros a partir de 2,5% e tem como principais clientes os pequenos produtores. “No caso do Pronaf, os financiamentos são feitos com o intermédio de empresas e cooperativas conveniadas, que fazem o contato com os produtores, analisam as condições de crédito e depois repassam as informações ao BRDE, agilizando o processo”, explica.
Procedimento
Por terem as taxas de juros equalizadas com recursos públicos, os financiamentos do Plano Safra são limitados, não podendo ultrapassar o montante estabelecido pelo governo federal. Por isso, a orientação é que os produtores interessados em obter financiamentos procurem o BRDE o quanto antes para fazer a solicitação.
No site www.brde.com.br é possível encontrar o modelo de solicitação, bem como a relação de documentos necessários. O atendimento também é feito pelo telefone (41) 3219-8150 ou em visita dos técnicos.
Algumas linhas de crédito disponibilizadas pelo BRDE:
- Inovagro*: financia 100% de projetos de inovação tecnológica nas propriedades rurais. Os principais beneficiários são suinocultores, avicultores e pecuaristas de leite. A taxa é de 7,5% ao ano, com prazo de até 10 anos para pagamento.
- PCA*: para projetos de construção e ampliação de armazéns. São beneficiados produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas e cooperativas de produção. Financia 100% do investimento, com taxa de 7,5% ao ano e prazo de até 15 anos para pagamento.
- Moderagro*: atende diversos setores da produção, como beneficiamento, industrialização e armazenamento de produtos. São beneficiários produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas de produção.
- FCO Rural: financia até 100% da compra de máquinas e equipamentos agrícolas e demais investimentos por produtores rurais do Mato Grosso do Sul com faturamento anual de até R$ 16 milhões. A taxa é a partir de 6,5025% ao ano, com prazo até 10 anos para pagamento (já com bônus de adimplência).
* As condições de financiamento são válidas para contratações até 30 de junho de 2016, sujeitas à disponibilidade orçamentária, conforme previsto em norma para cada linha.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada