Após divulgar as imagens do novo Cruze hatch na semana passada, a General Motors fez a estreia oficial do modelo nesta segunda-feira (11) no Salão de Detroit (EUA),que abriu suas portas para o dia de imprensa.
O modelo traz as mudanças já vistas na carroceria sedã, revelada em meados de 2015. Ele será produzido na Argentina e importando para o Brasil até o fim deste ano. A Chevrolet informou que a segunda geração será apresentada ao público brasileiro no Salão de São Paulo, em outubro, negando que a novidade viria ainda no primeiro semestre, uma vez que a produção no país vizinho está programada para começar em março.
Ainda conforme a marca, apenas o sedã fará a estreia no país em 2016. O hatch, chamado de Sport6, ficará para 2017.
Além do visual mais agressivo, que reforça as linhas esportivas do modelo, o novo Cruze entrega mais tecnologia, espaço interno e eficiência energética.
Por fora, o modelo ganhou faróis de xenônio e formato mais espichados, contornados pelas luzes diurnas em led. O conjunto é interligado pela nova grade, também redesenhada.
Logo abaixo há uma ampla tomada de ar. Nas laterais, vincos e curvas valorizam o apelo esportivo do carro. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas.
A nova geração será equipada com o novo motor 1.4 turbo, que no Brasil será convertido em flex. O modelo renderá (com etanol) perto de 160 cv e 24,5 kgfm de torque - atualmente, o motor 1.8 desenvolve 144 cv e 18,9 kgfm. A marca garante que o novo propulsor, aliado a um câmbio automático de seis marchas bem escalonado, ajudarão no equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.
Espaço e tecnologia
O novo hatch possui a mesma distância entre-eixos do sedã (2,70 metros) e porta-malas de 524 litros, que pode ser expandido para 1.189 com os bancos rebatidos.
- Ford Fusion ganha retoque visual e novo motor V6 de 325 cv
- Confira os principais lançamentos do mercado automotivo para 2016
- Renault faz valer o ‘fator casa’ e domina o mercado paranaense em 2015
- Paraná amarga a quarta pior queda em vendas de carros do Brasil
- Honda HR-V e Jeep Renegade têm preços atualizados em janeiro
Destaque ainda para a geração atualizada do sistema MyLink, que agora é compatível com o Apple CarPlay e o Android Auto. O quadro de instrumentos conta com tela colorida de 4,2” e o sistema de entretenimento com tela de 7 ou 8”.
Além disso, o modelo traz direção elétrica, start/stop (desliga e aciona o motor automaticamente em paradas rápidas), ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico e suspensão traseira Z-link, que melhora a experiência de direção, segundo a fabricante.
A segurança é reforçada com 10 airbags para o modelo norte-americano e opcionais como alerta de pontos cegos, assistente de estacionamento automático, sistema anticolisão, alerta de mudança de faixa, entre outros.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast