De 17 a 27 de setembro as atenções do mundo automotivo estarão voltadas para o Salão de Frankfurt, o maior e o mais importante do gênero. A Gazeta do Povo acompanhará a feira e trará as principais novidades que chegarão ao mercado em breve, inclusive o brasileiro.
Serão 210 lançamentos mundiais, com 1.103 expositores de 39 países. Realizado a cada dois anos (Frankfurt reveza com Paris), o salão conta com oito pavilhões de exposição, ocupando uma área do tamanho de 33 campos de futebol.
Na edição deste ano, o evento terá entre as suas atrações as estreias de modelos inéditos, como o novo Alfa Romeo Giulia e os SUVs de luxo Bentley Bentayga e Jaguar F-Pace, além das novas gerações do Audi A4, Kia Sportage, Toyota Hilux e Prius e Volkswagen Tiguan. Confira algumas dessas novidades:
VW Golf Clubsport
A Volkswagen irá comemorar o aniversário de 40 anos do Golf com uma versão especial, a Clubsport, feita sobre o GTI. O motor 2.0 turbo teve a potência elevada para 265 cv, mas a força pode chegar a 290 cv graças a um overboost de cerca de dez segundos acionado quando se pisa fundo no acelerador. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 s. Por fora, teto pintado de preto, parachoques com entradas de ar maiores e rodas de 18” exclusivas. Uma faixa preta na lateral remete ao primeiro Golf GTI, mostrado no Salão de Frankfurt de 1975.
Renault Mégane
A Renault apresentará o novo Mégane. A intenção da marca é posicionar o hatch médio no mesmo nível do VW Golf e Peugeot 308. O modelo segue os traços dos últimos lançamentos da marca, com a frente bem semelhante ao sedã médio-grande Talisman. Nas laterais, aparecem fortes vincos junto com as rodas de alumínio aro 18. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e são contornadas na parte inferior por um filete de leds.
Jaguar F-Pace
A Jaguar mostrará por inteiro o F-Pace, primeiro crossover da marca que estará à venda em 2016. O modelo é baseado na plataforma iQ[Al], já usada no sedã XE, que aplica alumínio em quase toda a estrutura para reduzir o peso. Ele traz suspensão de braços duplos triangulares na dianteira e um sistema Integral Link na traseira, que, diferentemente do multilink tradicional, faz uma ligação entre as rodas - o que ajuda na distribuição de força. O sistema vetorial de torque, em conjunto com a tração integral, garante a estabilidade em curvas. A Jaguar não adiantou as opções de motor, mas na Europa é possível incluir o supercharged 3.0 V6, de 340 cv, que equipa o XF e o F-Type.
Mercedes-Benz Classe S Cabrio
A Mercedes-Benz lançará o Classe S Cabrio, considerado pela marca como a cabriolet mais confortável do mundo. O carro seguirá a tradição do modelo que fez sucesso na década de 1960, mas, é claro, enriquecida com modernas tecnologias. A novidade contará com os sistemas Aircap, de proteção contra o vento, e Airscarf, para aquecimento do pescoço. Descansos de braços e assentos traseiros também terão aquecimento.
BMW X1
A segunda geração fará sua estreia mundial em Frankfurt. O modelo também será produzido na planta de Araquari (SC) já a partir do primeiro trimestre de 2016. Antes disso, porém, um pequeno lote virá importado da Alemanha nas versões mais caras. A novidade está com um visual mais próximo de SUV do que o modelo atual, que lembra uma perua. Ele ganhou porta-malas maior – agora são 505 litros, 85 litros a mais que antes –, mas perdeu a tração integral de série, limitando à versão topo de linha.
Kia Sportage
A 4.ª geração do Sportage traz um design que será seguido pelos demais modelos da fabricante sul-coreana. A grande diferença de estilo está na parte frontal. Os faróis deixam de ser integrados com a grade dianteira e são posicionados mais acima. A marca não antecipou detalhes técnicos e do interior, mas sabe-se que o modelo adotará um entre-eixos maior do que o do atual e acabamento da cabine com linhas simples e modernas, incorporando materiais de melhor qualidade.
Audi A8 L Security
A Audi exibirá seu modelo mais seguro de todos os tempos. A versão renovada do A8 L Security passou do nível VR7 de proteção balística para o nível VR9, que torna o veículo resistente até a explosões. A fabricante alemã passou a usar na estrutura do carro ligas especiais de alumínio, uma armadura de aço e fibras de aramida (Kevlar). Ele virá com uma central de comunicação blindada e um sistema de travamento seletivo de portas. Como opcional, há uma saída de emergência.
Citroën Cactus M
A Citroën apresentará o novo conceito Cactus M, que tem como base o C4 Cactus. O protótipo é conversível, com teto inflável – que pode ser removido para ser usado como barraca de camping e serve de apoio para pranchas de surfe. As portas são de plástico e os assentos, revestidos em neoprene – material resistente a água. O piso possui furos no assoalho para escoar melhor a água. O carro conta ainda com o Grip Control – presente no Peugeot 2008 –, que ajusta a tração de acordo com o terreno.
Audi A4
O modelo será exibido em versão sedã e perua (Avant) e trará as evoluções vistas em lançamentos recentes da marca, como o Q7 e o novo TT. Visualmente, o A4 2016 pouco mudou em relação à geração anterior. De novidade, estão os faróis chanfrados em led. A fabricante alemã conseguiu reduzir o consumo de combustível em 21% e aumentou a potência em 25%. Tanto a versão sedã como a perua poderão ser equipados com o motor 1.4 turbo TFSI, de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, e 2.0 turbo, de 190 cv e 32,6 kgfm, ou 252 cv e 37,7 kgfm, ambos a gasolina e com câmbio de seis marchas.
Alfa Romeo Giulia
O modelo está previsto para chegar ao mercado europeu em fevereiro de 2016 e irá encarar o trio alemão Audi A4, Mercedes Classe C e BMW Série 3. O carro é equipado com o motor V6 2.9 turbo, de 510 cv , derivado da Ferrari, que o leva de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Com a novidade, a empresa italiana, submarca da Fiat, espera crescer na Europa, EUA e China, e, mais à frente, apostar também no mercado brasileiro.
Bentley Bentayga
A Bentley levará o Bentayga, seu primeiro SUV. O modelo é o mais veloz da sua categoria, trazendo motor 6.0 W12, que rende 600 cv e 91,7 kgfm de torque e está associado a uma transmissão automática de oito marchas. A aceleração de zero a 100 km/h ocorre em 4,1 segundos e a velocidade máxima é de 300 km/h. Esses números são superiores às versões topo de linha de rivais como Porsche Cayenne e Range Rover Sport, dois dos SUVs de maior desempenho do mercado. As vendas começam no início de 2016.
Ford Edge e Ecosport
A Ford mostrará o novo Edge e a versão europeia do EcoSport – sem o estepe na tampa do porta-malas. O Edge será vendido no começo do ano que vem, sendo que no Brasil a estreia está prevista até o fim de 2016. O EcoSport, por sua vez, conta com um novo volante e detalhes cromados no acabamento. Na Titanium, os assentos dianteiros têm aquecimento . O EcoSport sem o pneu reserva não tem previsão de vir para o Brasil.
Toyota Prius
A quarta geração do híbrido Prius ganhou traços que lembram o Mirai, ‘primo’ movido a hidrogênio. Os faróis estão menores para reduzir a área frontal, enquanto as lanternas traseiras partem do spoiler traseiro e acompanham os vincos do modelo. O Prius adotou uma nova plataforma, que o deixou maior. Agora são 4,54 m de comprimento (6 cm a mais do que o anterior) e 1,5 cm a mais na largura, chegando a 1,76 m. Já o entre-eixos foi mantido, de 2,70 m, e o carro está 2 cm mais baixo (1,47 m). O Prius começará a ser vendido no Japão no fim deste ano e posteriormente no Brasil, mas sem uma data de chegada definida. A marca ainda estuda a possibilidade de produção do modelo na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast