A tendência migratória do campo para a cidade das picapes também chegou à linha 2017 da Ford Ranger. O modelo recebe refinamento na cabine e tecnologias usadas no Focus e Fusion, investe em segurança, além de adotar um visual dianteiro mais amigável com o consumidor urbano. Porém, assim como a nova geração da Toyota Hilux, além da Chevrolet S10 (que ganhará facelift em maio) e da Volkswagen Amarok, a brutalidade típica dos modelos de caçamba continua disponíveis quando necessária.
A Ranger 2017 desembarca nas lojas em maio, mas a marca já trabalha com a pré-venda de 350 unidades. Os preços vão de R$ 99.500 a R$ 118.500 na opção flex e de R$ 129.900 a R$ 179.900 na diesel. Todas com cabine dupla.
DNA fora de estrada
Mesmo com a evolução no conforto e comodidade para andar em trajetos urbanos, a Ford não esqueceu o DNA fora de estrada que tanto sucesso faz com o setor de agronegócios. Por isso, incorporou na Ranger o gerenciamento eletrônico da tração nas quatro rodas, que pode ser acionado até 120 km/h por meio de um botão giratório no console. Há ainda a marcha reduzida para trechos irregulares mais travadas.
Soma-se a inclusão no eixo traseiro do diferencial blocante, para superar atoleiros e pisos de baixa aderência, e o sistema de partida em descida, que permite a atuação automática dos freios e acelerador, evitando que a picape patine ou atole.
Pequenos rios e alagamentos não são obstáculos para a nova Ranger. Ela é capaz de encarar água com até 80 cm de altura, algo próximo ao logotipo da Ford na grade dianteira.
A Ford anuncia a nova Ranger como ‘a melhor de todos os tempos’. O discurso está vinculado, principalmente, à evolução estrutural e na segurança.
A picape agora freia e acelera sozinha, alerta o motorista para mudanças indevidas de faixa de rolamento e desliga automaticamente o farol alto ao cruzar com um veículo em sentido contrário.
As novidades são inéditas entre as picapes brasileiras e estão disponíveis na Limited 4x4 3.2 diesel automática. A versão topo de linha responderá por boa parte dos 70% do mix de vendas vindos do bloco a diesel, prevê a Ford.
Na cabine, destaque para o painel de instrumentos com duas telas digitais configuráveis, trazido também do Fusion. O sistema multimídia SYNC 2 vem com um enorme monitor de 8 polegadas nas versões mais caras (4,2” nas de entrada), com sistema AppLink para acessar uma série de aplicativos, disponíveis para os sistemas Android e iOS.
O novo desenho interno reforça a impressão de conforto de um carro de passeio. O modelo manteve o amplo espaço, na frente e atrás, sendo um dos pontos altos da Ranger.
Toda a linha passa a oferecer sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração, alerta sonoro de cinto de segurança, encosto de cabeça para todos os ocupantes e ancoragem Isofix para cadeira infantil.
Outra mudança que irá agradar o motorista é a troca da direção hidráulica pela elétrica progressiva, que deixa as manobras leves como se fossem feitas no Ka e a condução firme na estrada como no Fusion. As trepidações do volante em pavimentos mais hostis são amenizadas pelo sistema de compensação de vibração.
Retoque na aparência
Visualmente, as mudanças concentram-se na grade frontal em formato hexagonal e unida à inferior por uma barra cromada, reforçando a robustez. Os faróis ficaram mais estreitos. A traseira não foi mexida e manteve as lanternas no sentido vertical.
A Limited traz rodas de liga leve aro 18 com nova aparência – antes elas eram aro 17. A Ford passa a oferecer também a pintura metálica vermelho Toscana.
Revisões
A Ford dá 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoa física, enquanto na jurídica, o limite é de 100 mil km. Há ainda um plano de revisão a cada 12 meses ou 10 mil km com preços fixos nos três primeiros anos.
Para a Limited, o preço da primeira parada é de R$ 648, a segunda sobe para R$ 808 e a terceira vai para R$ 1.008. São 34% mais em conta que no modelo anterior.
Há também um desconto de 11% para o proprietário de Ranger que fizer a troca por uma nova – a promoção é válida para os donos de unidades a partir da linha 2013.
Mais forte
As motorizações flex e diesel também passaram por modificações para reduzir o nível de ruído e de vibração e melhorar o consumo de combustível. Há novos bicos injetores, turbocompressores e o desenho das válvulas.
O propulsor 2.5 Duratec flex vem agora com o sistema eletrônico de partida, que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina. A potência é de 173/168 cv, com 24,5/23,9 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de 5 velocidades.
São duas opções na diesel. A 2.2 Duratorq, que ganhou mais 10 cv e pulou para 160 cv, com força de 38,5 kgfm disponíveis logo aos 1.600 rpm. E a 3.2, de 200 cv e 47,0 kgfm torque, administrada pela transmissão manual ou automática, ambas de 6 marchas.
A Ford afirma que as mudanças no conjunto mecânico, aliadas à direção elétrica e aos pneus de baixa resistência à rolagem, deixaram a Ranger até 15% mais econômica comparada à linha anterior.
No entanto, o motor 3.2 ainda é do projeto antigo, ou seja, continua a ser ‘beberrão’, não passando de 10 km/l na estrada, o que é pouco para um bloco a diesel. De consolo, o fato dele entregar mais força em relação às rivais.
O que ela traz
Confira os preços e os itens de cada versão da Ranger 2017:
XLS 2.5 flex 4x2
R$ 99.500
XLS 2.2 diesel 4x4
R$ 129.900
XLS 2.2 Diesel 4x4 AT
R$ 142.900
Direção elétrica; ar-condicionado; câmbio manual de cinco velocidades; trio elétrico; rodas de liga aro 17; faróis de neblina; piloto automático; chave canivete; volante com regulagem de altura; três pontos de força 12 V; ganchos de reboque e iluminação na caçamba; 7 airbags; freios ABS com EBD; Isofix para cadeiras infantis; limitador de velocidade; desembaçador do vidro traseiro, sistema Advance Trac (controle eletrônico de estabilidade, tração, adaptativo de carga e anticapotamento, assistente de partida em rampa, assistência de frenagem de emergência e controle de descida na diesel), multimídia SYNC com tela colorida de 4,2 polegadas,comandos no volante e AppLink.
Nas versões a diesel há o acréscimo de transmissão manual de seis velocidades ou automática de seis marchas; do diferencial traseiro blocante; e protetores de cárter e do tanque de combustível.
XLT 2.5 Flex 4x2
R$ 109.500
XLT 3.2 diesel 4x4 AT
R$ 166.900
Acrescenta estribos laterais; santantônio; detalhes cromados; ar digital de duas zonas; bancos e volante revestidos em couro; sensor de ré; monitoramento de pressão dos pneus; chave programável MyKey; multimídia SYNC com tela de 8”; navegação; câmera de ré; duas entradas USB; leitor de cartão de memória; painel de instrumentos com duas telas de 4” configuráveis por comandos no volante; compartimento climatizado; descansa-braço central integrado ao banco traseiro; faróis com ajuste de altura; retrovisores com piscas e rebatimento elétrico; faróis com projetores; abertura e fechamento global das portas e vidros.
Limited 2.5 Flex 4x2*
R$ 118.500
Limited 3.2 Diesel 4x4 AT
R$ 179.900
Incorpora piloto automático adaptativo; alerta de colisão; sistema de permanência em faixa; acendimento automático dos faróis; farol alto automático, sistema de personalização da luz ambiente em 7 cores; santantônio na cor do veículo; rodas aro 18; bagageiro de teto, protetor de caçamba; capota marítima; ajuste elétrico do banco do motorista em 8 posições; espelho retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores elétricos com piscas, rebatimento e luz de aproximação; sensores de chuva e de estacionamento dianteiro; e luz diurna.
*Serão apenas 350 unidades à venda
*O jornalista viajou a convite da Ford
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