A briga do inédito segmento de picape intermediária já começou antes mesmo de chegarem às lojas. Um dia após a Renault apresentar oficialmente a Duster Oroch, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) deu o troco e confirmou o lançamento e o nome da sua representante no setor.
Batizado de Toro, o modelo estreia no início de 2016 com preços que devem partir da casa dos R$ 65 mil, um pouco acima da concorrente, que custará entre R$ 62.290 e R$ 72.490.
O grupo Fiat Toro Club exibiu no Facebook imagens do carro sendo produzido na fábrica de Goiana (PE). A foto mostra a dianteira dividida em três camadas, como no Jeep Cherokee e no conceito FCC4, apresentado pela primeira vez no Salão de São Paulo. A luz diurna em led fica no alto, como aparece em destaque no teaser divulgado pela montadora no último dia 29. Na parte intermediária estão os faróis e as luzes de neblina completam o conjunto de olhos embutidas no para-choque
A caçamba terá até seis modos de abertura, segundo informa o site Car and Driver. Nas patentes registradas pela Fiat Chrysler nos Estados Unidos, o sistema é bipartido e permitirá abertura no padrão tradicional, bem como abertura suicida ou na divisão 50/50.
A Toro vai compartilhar a mecânica do irmão Renegade. E conforme o site Auto Segredos, a potência atual do bloco 1.8 flex (132 cv) ganhará a adição de 6 cv, alcançando 138 cv. O torque, por sua vez, pulará de 19,1 kgfm para 20 kgfm. O site informa ainda que o utilitário poderá transportar 700 kg de carga na versão flex e 1.000 kg com o bloco 2.0 turbodiesel, de 170 cv, também vindo do jipinho.
O câmbio será manual de cinco marchas e automáticos de seis e nove velocidades. As versões a diesel contarão também com a opção 4x4 e, assim como no Renegade, poderá vir com a tração Rock, que auxilia a superar rochas e subidas com brita. A direção será elétrica-hidráulica.
O site Carro Online publicou que a picape terá três versões: Urban, Adrenaline e Country. Antes prevista para estrear neste mês, o modelo só será lançado no Brasil em fevereiro de 2016.
O que ela traz
Confira as versões e os principais equipamentos publicados no site da revista Carro Online:
Urban 4x2 automática (6 marchas) 1.8 16V E-Torq Flex
Alarme antifurto, alerta de limite de velocidade, apoia-braço com porta objetos, ar-condicionado, auxilio de partida em subida (HSA), banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando de vidros e portas, computador de bordo, direção elétrica, retrovisores elétricos com pisca-alerta lateral, ganchos de fixação de carga no interior da caçamba, grade de proteção do vidro traseiro, Isofix (fixação para assentos infantis), maçanetas e retrovisores externos de cor preta, piloto automático, protetor interno de caçamba, rádio com MP3 e USB e comando de voz via Bluetooth, rodas de aço aro 16, seis alto falantes, tampa traseira da caçamba bipartida, tomada de 12 volts, travas elétricas nas portas e tampa traseira, vidros elétricos nas 4 portas com ‘um toque’, volante com regulagem de altura e profundidade.
Opcionais
Kit Style: rodas em liga leve aro 16, faróis e lanterna traseira de neblina.
Kit Uconnect: sistema Ucconect de tela 5 polegadas sensível com comando de voz, volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e Bluetooth.
Kit Uconnect Nav: acrescenta navegador GPS.
Kit High Tech: sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico. Sensor de estacionamento traseiro e bancos revestidos parcialmente em couro.
Adrenaline 4x2 automática (6 marchas) 1.8 16V E-Torq Flex
Adrenaline 4x2 manual (6 marchas) 2.0 16V Multijet turbodiesel
Acrescenta aletas para trocas de marcha no volante (no caso da automática), banco do passageiro dianteiro dobrável e rebatível, controles de tração e de estabilidade, controle eletrônico anticapotamento, faróis e lanterna traseira de neblina, luz diurna em led, iluminação de caçamba, maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, rack de teto, rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento traseiro, sistema Uconnect de tela 5 polegadas sensível ao toque com comando de voz, tomada de 127 volts no console, volante revestido em couro com comandos de áudio e Bluetooth.
Opcionais:
Kit Uconnect Full: sistema Uconnect de tela 5 polegadas touchscreen com navegador GPS e câmera de ré.
Kit High Tech: sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico.
Pack Safety: airbags laterais, airbags de cortina, airbag de joelhos para o motorista e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Bancos revestidos parcialmente em couro e teto solar elétrico.
Country 4x2 automático (6 marchas) 1.8 16V E-Torq Flex
Country 4×2 manual (6 marchas) 2.0 16V Multijet turbodiesel
Country 4x4 manual (6 marchas) 2.0 16V Multijet turbodiesel
Country 4x4 automático (9 marchas) 2.0 16V Multijet turbodiesel
Agrega alavanca do câmbio em couro, ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de ré, controle eletrônico de velocidade em descidas (HDC), protetor de cárter, seletor de tração para 5 tipos de terreno (apenas na 4x4), painel de instrumentos em TFT colorido de tela 7 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, retrovisores externos dobráveis eletricamente, sistema Uconnect de tela 5 polegadas sensível ao toque com navegador GPS, suspensão off-road elevada.
Opcionais:
Kit Style Full: rodas de liga leve aro 18 com jogo de parafuso antifurto nas rodas.
Kit High Tech Full: sistema de som Hi-Fi com subwoofer e faróis de xenônio.
Pack Safety: airbags laterais, airbags de cortina, airbag de joelhos para o motorista e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Bancos revestidos parcialmente em couro e teto solar elétrico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast