A Ford anunciou nesta terça-feira (5) uma parceria com a gigante do e-commerce Amazon para o desenvolvimento de uma plataforma capaz de estabelecer a comunicação entre carros e aparelhos domésticos, a chamada ‘internet das coisas’. A parceria foi revelada na CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas (EUA) até o dia 9.
Para conectar os veículos com demais itens, os carros da marca usarão o Echo, um dispositivo criado pela Amazon que possibilita a comunicação entre o veículo e os objetos. A interface usada para isso será o Sync AppLink, sistema presente nos modelos da Ford, informa a fabricante.
A Amazon lançou o Echo em novembro de 2014, inicialmente para um número limitado de consumidores convidados. Não foi divulgado o número de vendas, mas a recepção foi positiva o suficiente para que sua comercialização fosse ampliada para o grande público no fim de junho de 2015.
A aliança Ford-Amazon permite, por exemplo, ligar ou abrir o automóvel a distância, verificar seu nível de combustível ou carregar a bateria elétrica, no caso dos híbridos, como o Ford Fusion. Ela também permite acionar objetos conectados à internet sem sair da cabine do veículo, como tevês, sistemas de segurança, a luz e a porta da garagem.
Essa nova função, porém, estará disponível “mais adiante” para os proprietários de veículos equipados com o sistema de conectividade Sync, segundo a Ford.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast