![Kombi ressurge elétrica e interativa e pode voltar ao mercado em 2019 | David Becker/AFP](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/01/3f74fdc28fbab8a8b7fa1cae1f61962b-gpLarge.jpg)
Um velha conhecida do universo automotivo virou uma das estrelas da CES (Consumer Eletronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas (EUA). A veterana Kombi, aposentada em 2013 após mais de 60 anos de mercado, ressurge na forma de um conceito elétrico.
A Budd-e, como foi batizada, usa uma plataforma modular MEB projetada para dar vida a outros carros movidos a eletricidade - algo similar que a montadora fez com a plataforma MQB, usada por Golf, Tiguan e Audi A3 Sedan, por exemplo.
A van é equipada com dois motores elétricos, um posicionado no eixo dianteiro para impulsionar as rodas da frente, produzindo 110 kW, ou cerca de 150 cv, e outro no eixo traseiro, cuja potência atinge 170 cv (125 kW). O conjunto faz o modelo rodar até 150 km/h e ter uma autonomia aproximada de 600 quilômetros (alcance idêntico ao de motores a combustão).
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/01/b8e6775903cb9e00d783735ed2f5f2ca-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/01/781ea141213757bb42dc62954c2e8fee-gpMedium.jpg)
A montadora não confirma, mas admite o desejo de transformar o protótipo em realidade para o mercado mundial em 2019. Até lá, a empresa prevê reduzir em 15 minutos o tempo de recarga de 80% da bateria, que hoje já ocorre em impressionantes 30 minutos - a média de modelos vendidos no mercado atualmente é superior a 2 horas.
Como a tendência agora é a conectividade entre carros e smartphones, a Budd-e elimina os botões no volante e no painel, dando lugar a duas gigantescas telas de LCD (12,3 e 13,3 polegadas), que podem ser controladas por toque ou gestos, além de permitirem uma ampla interação com serviços de mensagem e navegação.
Os retrovisores foram substituídos por câmeras que mostram o ambiente externo de maneira mais eficiente, eliminando pontos cegos. A sucessora conceitual da Kombi traz ainda iluminação full led e uma infinidade de diodos que realçam as linhas de capô, para-choque e grade.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/01/f19e751082598b9b945bcf20d381179b-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/01/c93314b6cbdf93f54ad7b36b08f6c2e4-gpMedium.jpg)
Além disso, a disposição dos assentos na cabine pode ser organizada conforme o uso e o número de pessoas a bordo.
Totalmente elétrica, a Budd-e é a primeira resposta da Volkswagen ao escândalo de fraude nas emissões de motores a diesel, no ano passado. A marca se comprometeu a investir pesado em modelos movidos a energia limpa, com tecnologia 100% livre de poluição.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/01/ee6ad943fdab495d5a7a05e871676f95-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/01/a58fe3b7bbe257feb943a71c5b76a747-gpMedium.jpg)
-
Parceria de Bolsonaro e Milei mostra força e diferenças da direita na América Latina
-
Será que o STF vai dar aumento para os ministros e demais juízes?; acompanhe o Sem Rodeios
-
Homem absolvido pelo STF por portar maconha deverá voltar à prisão
-
Biden reconhece que pode não conseguir salvar candidatura, diz New York Times
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião