O segredo acabou. A Ford finalmente divulgou imagens e informações sobre o novo EcoSport, que passa pela primeira mudança visual desde 2012, quando mudou para a segunda geração e tornou-se um produto global.
A revelação acontece na véspera da abertura do Salão de Los Angeles, no qual o SUV compacto será uma das estrelas da marca.
O objetivo é lançá-lo no mercado norte-americano em 2018. No Brasil, a novidade chegará em 2017 e ainda em países da Ásia e da Europa, onde também é comercializado.
Além da reestilização, o EcoSport também se recheia para se alinhar as evoluções trazidas pelos novos concorrentes.
Líder de vendas por vários anos – e responsável por inaugurar a era dos SUVs compactos no país, em 2003 –, o modelo perdeu o posto ano passado, sendo ultrapassado pelo Honda HR-V e Jeep Renegade.
O EcoSport 2017 exibe faróis menos afilados que o atual e uma grade cromada, conjunto emprestado do novo Edge. As luzes de neblina estão maiores, com nova moldura e agora seguem o movimento do volante nas curvas.
O para-choque dianteiro também foi redesenhado. Na traseira, a principal novidade é a retirada do estepe da tampa do porta-malas, acompanhando a medida tomada na Europa.
O item, considerado inovação à época do lançamento do modelo, já é considerado ultrapassado.
Sem pneu auxiliar aparente, o emblema da Ford ganha destaque ao centro da tampa do porta-malas, que recebe ainda a placa de identificação do carro. Por aqui, ainda não está confirmada a retirada do estepe na traseira.
A versão americana terá os motores 1.0 três cilindros e turbo, da família EcoBoost, de 125 cv e 17,3 kgfm de torque, já presente no New Fiesta, e o 2.0 de injeção direta e 178 cv do Focus, associado a tração integral de série.
Ambos serão associados a um câmbio automático de seis marchas. A marca, porém, não especificou se será o Powershift automatizado de dupla embreagem. Não haverá opção de câmbio manual.
No Brasil, o EcoSport deve estrear uma nova família de motores, a Dragon, com o 1.5 litro no lugar do 1.6 Sigma, além do 1.0 turbo.
Por dentro, o EcoSport recebeu a inédita central multimídia SYNC3, com dez alto-falantes com 675 watts de potência.
O sistema inclui rádio HD e via satélite (SiriusXM), tela escamoteável e sensível ao toque e compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Nos EUA, trará quatro versões: S, SE, SES e Titanium. A SES se destaca por ter um apelo mais esportivo, com ajuste diferenciado de suspensão e direção e também detalhes visuais nos bancos e no acabamento.
Os preços não foram divulgados. Em solo brasileiro, atualmente ele parte de R$ 68,690 e é produzido em Camaçari (BA).
Novo EcoSport
Antigo EcoSport
Novo EcoSport
Novo EcoSport
Antigo EcoSport
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast