Com pouco mais de um ano de mercado brasileiro, o Golf Variant já recebe as primeiras mudanças para continuar atraindo clientes no quase extinto segmento de station wagon. O modelo agora é movido pelo motor 1.4 TSI Total Flex, que rende 150 cv, e entrega mais equipamentos de série.
Os preços da linha 2017 partem de R$ 101.880 na versão Comfortline e R$ 113.290 na Highlin e agora vem de fábrica com o Volkswagen App-Connect, que permite espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay. O multimídia também permite acionar as funções por comando de voz.
No entanto, a marca decidiu retirar a suspensão traseira multilink, bastante elogiada por propiciar o controle mais preciso dos movimentos da roda em diferentes pisos e entregar mais conforto e estabilidade ao carro, especialmente em baixa aderência.
Em seu lugar, entra a de eixo de torção, sistema mais barato que a de multibraço, porém mais robusto, de construção mais simples e com menor números de componentes.
Traduzindo, suporta melhor as nossas ruas e estradas de pisos irregulares, o que significa menores custos de manutenção e de consumo dos pneus.
LEIA MAIS: Que popular nada! Volkswagen apostará em carros mais caros para driblar crise
A linha 2017 da perua também troca o câmbio DSG de dupla embreagem de sete marchas pelo automático TipTronic de seis marchas, com opção da troca manual na alavanca ou borboletas no volante.
As duas mudanças mecânicas também foram feitas no Golf quando o hatch foi nacionalizado no início deste ano - passou a ser feito em São José dos Pinhais. A versão alongada, porém, continua a vir do México.
O motor 1.4l TSI Total Flex, com bloco e cabeçote em alumínio, é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. Desenvolve 150 cv e torque máximo de 25,5 kgfm, disponível a partir de 1.500 rpm, no tanto no etanol quanto na gasolina - o antigo apenas a gasolina rendia 140 cv e os mesmos 25,5 kgfm.
A SW é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcançar 207 km/h de velocidade máxima. A média no consumo é de 10,9/7,5 km/l na cidade e 13,8/9,5 km/l na estrada (gasolina/etanol).
Oque ele traz
Versões e preços do Golf Variant 2017:
1.4 TSI Comfortline
R$ 101.880
Vem com direção elétrica, sete airbags, controles de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, faróis de neblina, sistema Isofix, freios com frenagem automática pós-colisão, sistema start/stop, ar-condicionado, vidros elétricos, multimídia Composition Media com tela de 6,5”, rodas de liga aro 16, auxílio de assistente em rampa, e sensor de estacionamento.
Opcionais
Teto solar elétrico.
Pacote Elegance: sensores de chuva e crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, volante multifuncional e rodas de liga aro 17.
Pacote Exclusive: acrescenta central multimídia Discover Media.
1.4 TSI Highline
R$ 113.290
Acrescenta ar digital de duas zonas, bancos de couro, luz de leitura e lanternas em led, volante multifuncional, sensores de chuva e crepuscular, entre outros.
Opcionais
Pacote Elegance: seletor de modos de condução, multimídia Discover Media, abertura das portas e partida por meio de chave presencial e rodas de liga leve aro 17.
Pacote Exclusive: agrega faróis de xenônio com luzes diurnas de led e assistente de luz para farol alto.
Pacote Premium: adiciona piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem automática de emergência, banco do motorista com ajuste elétrico, detector de fadiga, estacionamento automático com câmera traseira, multimídia Discover Pro com reprodutor de DVD, navegador GPS e HD de 60GB.
Opcionais fora dos pacotes: ACC (exige o pacote Exclusive), rodas aro 17 diamantada e teto solar elétrico.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast