A Renault Alaskan, primeira picape média da marca, que estreará no Brasil em 2018, encontrará pela frente uma briga cada vez mais ferrenha no mercado automotivo local: o das caminhonetes médias e médio-compactas.
O segmento recebe desde o ano passado concorrentes que vieram para incomodar e ‘embolar’ a disputa pelo consumidor. Como mostra o levantamento mensal da Fenabrave, no acumulado dos seis primeiros meses do ano, a Toyota Hilux passou na frente e registrou 16.988 emplacamentos. A estreante Fiat Toro já é a segunda mais vendida, com 15.743 unidades, enquanto que a até então líder Chevrolet S10 caiu para o terceiro lugar, com 10.568, e a Renault Duster Oroch está em quinta, com 6.545.
Veja a seguir os novos modelos e atualizações que prometem esquentar o mercado:
Renault Duster Oroch Automática (2016)
A precursora do segmento das caminhonetes médio-compactas ganhou em junho deste ano as suas primeiras novidades para a linha 2017 (matéria corrigida em 06/07, às 11h40). A marca francesa passou a oferecer uma opção da Oroch com transmissão automática de quatro marchas, direção eletro-hidráulica e sistema de regeneração da energia que pode reduzir o consumo em mais de 11% para a versão Dynamique 2.0 (148 cv). O preço de tabela é de R$ 76.580.
Renault Alaskan (2018)
O comercial leve da Renault virá na esteira da Duster Oroch, a primeira da marca francesa. Com a mesma plataforma da Nissan Frontier, o modelo dará as caras no Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro, mas só estreará em 2018. No visual, a Alaskan terá linhas agressivas e virá equipada com motores 2.3 e 2.5 a gasolina e a diesel, além das opções de tração 4x2 e 4x4.
Mercedes-Benz GLT (2018)
A aguardada picape de luxo da marca alemã, fruto de uma parceria com a aliança Renault-Nissan, será o último dos três lançamentos planejados pelas três fabricantes. A GLT é esperada para o fim de 2018 e terá a mesma plataforma e dimensões da Frontier e Alaskan. Mas é na motorização e no acabamento que a picape fará jus à marca Mercedes. Por enquanto, o que se sabe é que os propulsores terão de quatro a seis cilindros, abastecidos a gasolina e a diesel, além de transmissão manual e automática e trações 4x2 e 4x4.
A nova picape da Peugeot (?)
Um comunicado recente da Peugeot demonstrou que a marca levará em frente os planos de lançar o seu próprio comercial médio. Recentemente, a empresa criou um departamento responsável pela criação de oito utilitários nos próximos anos. Entre eles, uma picape média, que terá capacidade para carregar 1 tonelada (bem diferente da finada Hoggar). Para a plataforma há duas possibilidades: usar a mesma da Toyota Hilux, já que os franceses possuem uma parceria com a marca japonesa; ou criar uma completamente nova a partir da EMP2, que será usado para modelos da Peugeot e da Citroën. Ainda não há uma data definida para a estreia.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast