Duas marcas que sacudiram o mercado no Brasil em 2015, nadando contra a maré da crise financeira, continuarão a investir no segmento neste ano. Honda e Jeep preparam duas versões globais na esteira dos fenômenos de venda HR-V e Renegade.
As novidades chegarão às lojas em 2017, mas uma prévia será exibida ao público ainda neste ano. A marca norte-americana mostrará primeiro, já no Salão de Nova York (EUA), em março. Trata-se de um SUV médio posicionado entre o Renegade e o Cherokee, que substituirá de uma só vez o Compass e o Patriot, nos EUA.
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O modelo será o terceiro produto fabricado pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Goiana (PE), com estreia prevista para o primeiro trimestre de 2017. Ele irá compartilhar a plataforma do Fiat Toro, que chega logo após o carnaval.
Chamado internamente de projeto 551, o novo utilitário terá inspiração visual no Grand Cherokee. Ao contrário do Renegade e do Toro, o futuro SUV não usará a opção 1.8 E-torq flex (132 cv e 19,1 kgfm). As versões de entrada trarão um motor 2.0 aspirado flex, de 164 cv e 20,4 mkgf de torque.
Nas configurações mais caras, aí sim entra o bloco mais potente 2.0 Multijet turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgfm, associado à transmissão automática de 9 marchas, como nos ‘irmãos’ de fábrica. Ambos serão gerenciados pelo câmbio automático de nove marchas.
Como ficará um patamar acima do Renegade, é de se esperar preços casa dos R$ 100 mil para as configurações de entrada e a topo de linha 4x4 beirando os R$ 130 mil, conforme noticiou o site Car and Drive.
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Renegade 75 th
Mas, antes do novo Jeep nacional pintar em Goiana, a marca fará uma série especial do Renegade em homenagem ao aniversário de 75 anos de criação do Willys, seu primeiro modelo. O início da produção deverá ocorrer entre abril e maio.
Presente no Salão de Detroit, que abre para o público neste sábado (16), o Renegade 75th Anniversary Edition mostra sutis mudanças no visual. As rodas exibem acabamento em bronze acetinado, detalhes na carroceria em bronze e laranja e emblemas especiais na parte externa.
Por dentro, terá também emblemas ou bordados nos bancos em couro alusivos à data. Ele será produzido nas versões flex e diesel, e lançado em junho.
A Jeep foi criada em 1941 junto com o clássico Willys, que foi feito para o uso do exército norte-americano.
Mini HR-V
A Honda já realiza avaliações com o seu futuro suvinho pela região de Sumaré (SP), onde fica a fábrica da marca. Imagens do modelo camuflado foram publicadas pelo site Carplace.
A novidade ficará posicionada logo abaixo do HR-V (1.8, de 140 cv e 17,4 kgfm), em preços e dimensões. A intenção da fabricante é encarar o EcoSport, que passará por uma reestilização neste ano, e o futuro Nissan Kicks, a ser lançado durante as Olimpíadas do Rio. Ou seja, os valores ficarão na faixa de R$ 65 mil - hoje, HR-V parte de R$ 76,9 mil.
A marca deve adotar um visual frontal muito próximo à nova geração da picape Ridgeline, apresentada no Salão de Detroit deste ano.
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A suvinho se chamará WR-V, nome que já foi registado pela Honda no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) , segundo revelou o site Car and Drive. O modelo emprestará a plataforma do Fit, porém sem esticá-la como fez o HR-V. Usará ainda do monovolume o motor 1.5 Flex, de 116 cv e 15,3 kgfm, com versões manual de cinco marchas e automática CVT.
Cogita-se que o lançamento possa antecipar o motor 1.0 turbo da marca, que gera 130 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina.
O WR-V também deverá ser feito no país, em uma das duas fábricas paulistas da Honda: Sumaré ou Itirapina - inauguração desta foi adiada devido à crise econômica.
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