O Jeep Renegade foi o vencedor da eleição ‘Carro do Ano 2015’, promovida pela publicação Auto Esporte (revista e site). O SUV compacto tornou um sucesso de vendas a partir do segundo semestre deste ano e atualmente trava um duelo particular com o Honda HR-V pela liderança no segmento.
O rival ,aliás, também brigou de perto pelo título da publicação, ficando em segundo na finalíssima, que contou ainda com a presença do Audi A3 Sedan nacional, Peugeot 2008 e Ford Focus.
A premiação anual, a mais antiga e prestigiada da indústria automobilística, considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses.
A votação é feita por um juri composto por 27 profissionais de comunicação especializados no setor automobilístico, entre eles o autor desta matéria, que também é o responsável pelo caderno enkontra.com veículos da Gazeta do Povo. A premiação contemplou ainda outras cinco categorias. Confira:
CARRO DO ANO
Sozinho, o Renegade colocou a Jeep entre as dez marcas que mais emplacam no país. Atualmente, é SUV mais vendido (6.078 unidades licenciadas em novembro, sendo o 8.º carro mais emplacado no país). O modelo parte de R$ 68,9 mil na versão 1.8 Flex, de 132 cv. Já a opção 2.0 turbodiesel, de 170 cv, começa em R$ 99,9 mil.
CARRO PREMIUM
O Volvo XC90 está entre os veículos mais tecnológicos do mundo. Para se ter uma ideia, ele também poder ser autônomo, capaz de seguir o carro da frente e fazer curvas suaves sem a mão do motorista, apenas acompanhando as sinalizações do solo. O modelo parte de R$ 319 mil.
PICAPE DO ANO
Nesta categoria, o Renault Oroch foi barbada. É uma das novidades deste ano entre os modelos com caçamba (a outra é a nova Hilux, mas acabou lançada após a eleição ter sido finalizada). A picape compacta-média com cabine dupla começa em R$ 62.290 no motor 1.6 e em R$ 70.790 no 2.0, apenas no câmbio manual.
MOTOR ATÉ 2.0
O up! 1.0 TSI reinaugura no Brasil o conceito de motores de baixa cilindrada sobrealimentado. A presença do turbo no bloco de três cilindros não só deixou o compacto ainda mais esperto e divertido de dirigir (são 105 cv), como o transformou no carro mais econômico do país, atrás apenas do híbridos. O preço sai de R$ 44.790.
MOTO ACIMA DE 2.0
O novo Audi A6 chegou em agosto trazendo não só a mudança visual como também o vitaminado propulsor 3.0 V6, capaz de despejar 333 cv e 44,9 kgfm de torque. O preço da versão mais potente é de R$ 335.190 - o 2.0 turbo, de 252 cv, custa R$ 260.190. O motor 3.0 V6 também equipa o irmão maior A7 (R$ 375.190).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião