| Foto: Marcos Camargo/

O Brasil foi o país escolhido para a primeira apresentação mundial do novo Jeep Compass. O SUV de porte médio, superior ao do Renegade, foi exibido à imprensa especializada nesta terça-feira (27) em Goiana (PE), onde começa a ser produzido, e em novembro fará sua estreia para o público durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Logo em seguida chegará as lojas.

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A novidade terá quatro versões - Sport, Longitude, Limited e Trailhawk (as mesmas do Renegade) - e partirá de R$ 99.990. Serão duas opções de motorização: a 2.0 Tigershark Flex, de 166 cv, associada à transmissão automática de 6 marchas e tração dianteira, e a 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgfm dde torque, acoplada ao câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4 - conjunto este emprestado do irmão menor e da picape Fiat Toro, com quem compartilha a linha de montagem em Pernambuco.

 
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A segunda geração do Compass se destaca pelo nível de tecnologia, inclusive com sistema semi-autônomo, que o alça ao posto de o carro mais avançado da marca no Brasil. Até mesmo que o Grand Cherokee, topo de linha que serviu de inspiração para o novo SUV.

Destaque para o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), que freia e acelera o veículo automaticamente conforme o ritmo do trânsito à frente e para o monitoramento de mudança de faixa e aviso/prevenção de colisão frontal.

A marca usará a mesma estratégia que fez com o Renegade para impulsionar as vendas à época do lançamento, em abril de 2015. Lançará a série limitada Opening Edition, baseada na Longitude flex, mas com um pacote recheado. O preço não foi divulgado.

A Jeep prevê que as configurações bicombustíveis respondam por 70% das vendas do carro, principalmente atraindo os clientes pelos preços. Os 30% caberá ao diesel, porém a montadora não projetou o que isso pode representar em emplacamentos.

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A intenção é brigar pelo posto de líder entre os SUVs médios. Para tanto, terá pela frente Hyundai ix35, Kia Sportage, Mitsubishi ASX, Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.

O Compass é 19 cm mais comprido que o Renegade, totalizando 4,42 m, além de 2,64 m de entre-eixos (ante o 2,57 m do ‘suvinho’). No porta-malas, são 410 l de capacidade, bem maior que os 260 l do Renegade.

O que ele traz

Versões e preços da segunda geração do Compass:

Sport flex

R$ 99.990

Vem de série direção elétrica, ar-condicionado, sensor e câmera de ré, banco do motorista com regulagem elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, controle de velocidade de cruzeiro, central multimídia com tela de 5” e navegação e rodas de 17”.

Longitude flex

R$ 106.990

Adiciona ar digital de duas zonas, acesso e partida sem chave, luz diurna em led, rodas de 18” e central multimídia de 8,4”.

Longitude diesel

R$ 132.990

Mesmo conteúdo da Longitude flex

Limited flex

R$ 124.990

Repete o conteúdo da Longitude, mais airbags laterais, de cortina e de joelho (para motorista), detector de ponto cego, faróis de xenônio, quadro de instrumentos configurável, sensores de luz e chuva e bancos de couro.

Trailhawk diesel

R$ 149.990

Mesmo conteúdo da Limited, mais ganchos de fixação de cargas no porta-malas, ganchos de reboque, protetores de cárter, transmissão e tanque e suspensão elevada.

O jornalista viajou a convite da Jeep