A Mercedes-Benz apresentou no Brasil o SUV compacto GLA, que a partir de 2016 passa a ser fabricado em Iracemápolis (SP), juntamente com o Classe C. A novidade é derivada da plataforma do Classe A e promete explorar um segmento de muito sucesso no país, quem tem Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker como principais representantes. O público do GLA, porém, será outro. Atrairá o cliente com cacife para desembolsar pelo menos R$ 132.900 pela versão de entrada 200 Advance.
Há ainda outras duas configurações disponíveis: 200 Vision, que custará R$ 149.900, e a 200 Vision Black Edition, tabelada em R$ 152.900. As vendas começam em outubro.
O GLA desembarca no Brasil equipado com o motor 1.6 turbo a gasolina, de quatro cilindros, com injeção direta de combustível. O propulsor rende 156 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de sete velocidades. O bloco é o mesmo utilizado pelo Classe A, Classe B, CLA e versões de entrada do Classe C. Suas dimensões o aproximam bastantes do seu principal rival no mercado brasileiro: o BMW X1. São 4,42 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos, 1,49 m de altura e 1,80 m de largura.
Nesta fase de lançamento, a Mercedes-Benz pretende importar somente 1 mil unidades, justamente o que caberia na cota da marca nos próximos meses, já bem preenchida pelos novos Classe C e Classe A. Com a nacionalização no segundo semestre de 2016, o volume chegaria a 10 mil unidades ao ano.Como todo Mercedes, o pacote de equipamentos é recheado. Desde a Advance, o utilitário oferece roda de liga leve de 18 polegadas, volante multifuncional, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, faróis de xenônio com iluminação diurna em led, ar-condicionado digital, airbags frontais, laterais e de joelho, bancos em couro, controle de cruzeiro, sistema start/stop (que desliga e religa o motor em paradas curtas no trânsito), sensor de chuva, aletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais e sistema de estacionamento automático.
Itens como ajuste elétrico e lombar para o motorista, teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas e sistema multimídia com navegação na internet, GPS e 10 GB de disco rígido somente a partir da versão Vision.
A linha GLA ganhará ainda outras duas versões, a GLA 45 AMG, que será revelada no Salão do Automóvel de São Paulo, mas chega ao Brasil no fim de 2015. Ele trará rodas maiores, spoilers e adereços, e também o motor 2.0 turbo, que gera 360 cv e 45,9 kgfm de torque, além de tração integral. No ano que vem também virá o GLA 250 Sport, com visual mais descolado e um motor 2.0 de 211 cv.
O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
GLA
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião