A Nissan confirmou nesta segunda-feira (4) que o SUV compacto Kicks - a marca o trata como um crossover - será produzido no Brasil, na planta de Resende (RJ). A notícia foi dada pelo presidente global da marca, Carlos Ghosn. Este será o primeiro modelo da categoria de jipinhos urbanos da fabricante a ser lançado no país.
O carro compartilhará a mesma plataforma do March e do Versa, que já têm produção nacional. Sob o capô, o Kicks ganhará o motor 1.6 Flex de 111 cavalos, que também equipa a dupla.
LEIA MAIS: Marca lança hotsite com mais detalhes do Kicks
Conforme adiantou Ghosn, o carro trará muito dos traços vistos no conceito. “A Nissan inventou o primeiro crossover em 2003, com o lançamento do Murano. Desde então, nós nos estabelecemos como líderes globais de crossovers com modelos como Juke, Qashqai e X-Trail, que têm tido grande sucesso. O Kicks irá levar a expertise única da Nissan em crossovers para novos mercados”, disse Ghosn.
O modelo foi exibido pela primeira vez, como conceito, no Salão de São Paulo de 2014, sendo eleito o protótipo mais bonito do evento. No Salão de Buenos Aires do ano passado, ele também foi um dos destaques. “
A fábrica brasileira deverá abastecer o mercado local e de outros países da América Latina. Para isso, a marca fará um investimento de R$ 750 milhões em três anos e abrirá 600 novas vagas de trabalho.
Segundo o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, o índice de nacionalização do Kicks, inicialmente, será de 74%. Para se ter uma ideia, o March tem hoje 68% de componentes nacionais, mas o objetivo é chegar aos 80% até o fim do ano.
O Kicks mistura características de vários segmentos, como utilitário esportivo, minivan e sedã. A novidade botará mais lenha para esquentar a briga entre os ‘jipinhos’ urbanos compactos, que conta com Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport, Renault Duster, entre outros.
A Nissan não confirma a data de lançamento. Entretanto, acredita-se que o modelo chegue ao mercado até o mês de agosto, quando serão realizadas as Olimpíadas do Rio de Janeiro, evento do qual ela é patrocinadora. Será uma ótima vitrine para um carro global.
Além do Kicks, a marca terá como novidades para 2016 as versões automáticas do March e do Versa.
Nissan lança hotsite para dar detalhes do Kicks
A Nissan lança um hotsite para divulgar e antecipar as informações sobre o crossover Kicks, um dos lançamentos mais aguardados do mercado automotivo neste ano.
O canal na internet traz, como imagem de fundo, um ambiente urbano noturno e ainda dá mais detalhes sobre o design do novo modelo ao conter uma formato do carro estilizado em light paint art (pintura com luz).
O Kicks, que será vendido globalmente, começando por mercados da América Latina em 2016, foi inspirado no Kicks Concept apresentado na edição de 2014 do Salão de São Paulo e, em junho de 2015, mostrado no Salão de Buenos Aires, na Argentina. O protótipo do Kicks marcou a evolução do conceito Extrem, que foi apresentado na feira paulista em 2012.
- Nissan confirma produção do SUV compacto Kicks no Brasil
- Confira os principais lançamentos do mercado automotivo para 2016
- Novo ‘Mille’ da Fiat se chamará Mobi
- Novo Cruze hatch aparece ainda mais esportivo para brigar com Focus e Golf
- Kombi ressurge elétrica e interativa e pode voltar ao mercado em 2019
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast