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 | Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo
| Foto: Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

A 44.ª edição da mostra japonesa se destaca pela profusão de carros-conceito. Para onde se olha, é possível ver diferentes tecnologias aplicadas visando à melhoria na relação homem-carro-meio ambiente.

Entre os destaques está o Nissan IDS Concept, veículo que permite a condução autônoma e até conversar com os pedestres por meio de sinais luminosos. Para oferecer prazer ao volante não é preciso roncar alto e intimidar com o visual.

O compacto Toyota S-FR é feito sob medida para aventuras urbanas. Já o Honda Clarity Fuel Cell mostra que é possível ir cada vez mais longe sem poluir .

Confira abaixo algumas novidades do Salão de Tóquio, que começou na sexta-feira (30) e vai até o dia 8 de novembro.

Nissan IDS Concept

Imagine escolher entre guiar e acelerar o seu carro ou simplesmente deixá-lo levar ao destino enquanto acessa as redes sociais ou é informado pelo ‘copiloto’ virtual sobre as condições no trânsito. O Sistema de Condução Inteligente (IDS, ou Intelligent Conduction System, em inglês) é a visão da Nissan para o futuro dos veículos elétricos e da condução autônoma. O modelo chega a recolher o volante ao assumir os comandos. É capaz ainda até de fazer curvas e exibir mensagens luminosas para os pedestres, como ‘pode passar’. Se controle está nas mãos do motorista, o IDS Concept continua a oferecer assistência à condução, corrigindo o carro em situações de perigo.
Fotos: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Nissan 2020 Vision

Criado pela Nissan para as corridas virtuais do game Gran Turismo 6, o conceito 2020 Vision já deu às caras em tamanho real no ano passado. Agora, ele estreia uma nova cor, o vermelho ‘FireKnight’, e mudanças na grade dianteira. O modelo exibe a expressão da assinatura V-Motion da marca, lançada no SUV conceitual Gripz no Salão de Frankfurt. O time de engenheiros da Nissan diz que usará algumas referências em um futuro superesportivo. Cogita-se na próxima geração do GT-R, que deverá surgir em 2016.

Nissan Teatro for Dayz

Baseado no carro Dayz, que já é vendido no Japão, o conceito de kei cars (motorização pequena e o tamanho compacto) se destaca pelo design, concebido para a geração conhecida como ‘nativos digitais’. O carro elétrico é repleto de telas, por fora em led, e no interior, sensíveis ao toque. Os painéis das portas e até os bancos podem interagir com a internet. Comando de voz e gestos acionam os equipamentos de áudio e ar-condicionado.Também há um esquema cromático em torno de branco e prateado, que remete o estilo do veículo para os dispositivos móveis de última geração. Os ocupantes podem soltar a criatividade pela partes do carro que mais parecem uma ‘folha em branco’.Nissan/ Divulgação

Honda NSX

Entregar brutais 573 cv de potência e ir de zero a 100/km em apenas 3 segundos não é para qualquer carro. A segunda geração do NSX chega para balançar com o mercado de superesportivos. Dotado de um motor 3.5 V6, associado a outros três elétricos, a novidade desembarca nos Estados Unidos até o fim do ano, e na Europa em 2016, com o DNA de um tricampeão de Fórmula 1. O brasileiro Ayrton Senna ajudou a projetar a primeira geração do carro há 25 anos.YUYA SHINO / REUTERS

Honda Clarity

É o primeiro sedã a célula de combustível produzido em série no mundo a ter a motorização e as pilhas de hidrogênio alojadas sob o capô. As inovações combinadas tornaram a pilha 33% mais compacta do que a instalada no FCX Clarity original. Com isso, a potência do motor elétrico, também alimentado por baterias, passou para 177 cv. O veículo despeja apenas água no meio ambiente. O tanque pode ser recarregado em três minutos. O novo Clarity estreia na Europa em março de 2016 para brigar com o Toyota Mirai, lançado no início deste ano.

Toyota CH-R

O protótipo que dará origem ao futuro SUV compacto da marca é outro destaque em Tóquio. Quando entrar em produção, ele se posicionará logo abaixo do RAV4 e terá como alvo Honda HR-V (ou Vezel no Japão e Europa), Nissan Juke e Ford EcoSport. A intenção da Toyota é aumentar a participação nos mercados onde os SUVs compactos se tornaram febre, como Brasil, Rússia, Índia e China. A versão final será apresentada no Salão de Genebra em 2016 e, segundo a marca, quase nada mudará da aparência conceitual. É possível até que ele vire um produto nacional, com fabricação em Sorocaba (SP).

Toyota Prius

O público japonês pode, enfim, conhecer o novo Prius, que fez sua estreia mundial no Salão de Frankfurt há um mês. A quarta geração do híbrido passou por uma completa reformulação. Ele adotou a nova plataforma mundial da marca, chamada de TNGA, que o deixou maior que o antecessor, com o chassi 60% mais rígido e o centro de gravidade mais baixo. As mudanças resultam em conforto no rodar e, principalmente, ganho na estabilidade, uma das críticas recebidas pelo Prius por causa do peso das baterias. O modelo desembarca até o fim do ano no Japão e em 2016 no Brasil.

Toyota S-FR

Quando o assunto são carros esportivos, os japoneses têm um gosto particular por modelos compactos e divertidos de dirigir. O inovador SF-R resgata a essência dos modelos da marca com espírito esportivo e de dois lugares, que fizeram época na década de 1980. O FR do nome vem de Front engine/Rear drive, ou seja, motor frontal e tração traseira, que, aliado ao baixo peso (980 kg), forma uma combinação perfeita para quem busca diversão ao dirigir. O motor 1.5 turbo, de 130 cv e 14,8 kgfm, é emprestado do Corolla japonês e vem associado um câmbio manual de seis marchas. Destaque para a enorme grade em formato de boca. Toru HanaI / Reuters
* O jornalista viajou a convite da Anfavea
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