| Foto: Edy Danessi Fotografia e Cinema/

A Chevrolet lança no Brasil a nova geração do Cruze, que chega às lojas primeiro na carroceria sedã e em novembro, no Salão de São Paulo, na versão hatch. A novidade, feita agora Argentina, estará nas concessionárias em junho somente para test drive, com as vendas iniciando em julho. Os preços variam de R$ 89.990 (LT) a R$ 107.450 (LTZ Plus).

CARREGANDO :)

A marca trata o carro como um modelo que subiu de patamar no segmento e, por isso, inclui na lista de possíveis concorrentes o Audi A3 Sedan, e até fala em brigar de igual para igual em emplacamentos com os líderes Toyota Corolla e Honda Civic este também muda de geração em agosto no mercado brasileiro.

CONFIRA OS ITENS DE SÉRIE

Publicidade

E a projeção da montadora não é um otimismo exagerado, pelo menos considerando o salto de evolução dado pelo carro. Quase nada restou da linha anterior. O visual com uma pegada esportiva de um para-choque ao outro, o inédito motor 1.4 turbo e o nível elevado de equipamentos e tecnologias justificam a confiança dos executivos demonstrada durante a apresentação do modelo nesta terça-feira (31) à imprensa especializada em São Paulo.

“O novo Cruze é de um outro segmento. Temos um produto superior à concorrência. Estamos num patamar acima. Vamos ter um campeão de vendas, assim como o Onix. ”, discursou Barry Engle, presidente da General Motors para a América do Sul, classificando a segunda geração como um veículo premium.

 

O Cruze realmente chama a atenção pelo estilo bem mais agressivo no visual, inspirado no Malibu norte-americano. A silhueta remete a um ‘cupê de quatro portas’, com caída mais acentuada do teto em direção ao porta-malas. A arquitetura é a mesma do novo Opel Astra, eleito o ‘carro do ano’ na Europa.

Confira como anda o sedã e as tecnologias de auxílio à condução

Leia a matéria completa
Publicidade

Os faróis estão mais espichados e contornados pelas luzes diurnas em led, que deixaram as extremidades do para-choques. O conjunto é interligado pela nova grade bipartida, também redesenhada. Nas laterais, vincos e curvas valorizam o apelo esportivo do carro. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas.

O Cruze ficou mais longo, mais espaçoso e mais leve. Ele cresceu 6,8 cm no comprimento, 2 cm na distância entre os eixos (passou dos atuais 2,68 m para 2,70 m) e ficou 2,5 cm mais baixo. Com uso de alumínio e ligas de aço mais resistentes na carroceria, o peso foi reduzido em quase 100 kg. A capacidade do porta-malas é de 440 litros.

ENKONTRA VEÍCULOS.COM: Procurando um Chevrolet Cruze seminovo ou usado? Confira as principais ofertas do mercado e também anuncie gratuitamente

Motor 1.4 turbo

A Chevrolet também seguiu a tendência downsizing (motor menor, com melhor desempenho e consumo) e colocou no Cruze 2017 o inédito propulsor 1.4 Ecotec turboflex, de 153 cv e 25,0 kgfm de torque - aposentando o 1.8 aspirado, de 144 cv e 18,9 kgfm. O câmbio é o GF6, automático de seis velocidades, mas agora de terceira geração.O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos, ante os 9,8 s do antecessor.

Publicidade

A presença do turbocompressor melhorou a eficiência energética do carro em até 30%. O modelo recebeu nota ‘A’ do Inmetro, com médias de 7,6/ 11,2 km/l na cidade e 9,6/ 14,0 km/ na estrada (etanol/gasolina). Resultado da tecnologia de injeção direta de combustível, do comando variável de válvulas e o do sistema start/stop, que desliga o motor em paradas rápidas no trânsito.

Conectado

 

O Cruze adota a nova geração do sistema MyLink, que agora é compatível com o Apple CarPlay e o Android Auto. O quadro de instrumentos conta com tela colorida de 4,2” e o sistema de entretenimento com monitores de 7” ou 8”. O multimídia oferece ainda conexão bluetooth, entradas USB e auxiliar e navegador, além do comando por voz.

A tecnologia OnStar continua. O dispositivo aciona serviços de emergência em caso de acidente, além de receber solicitações de endereços, reservas em restaurantes e até ingressos de cinema por meio de uma central de atendimento da Chevrolet. O comando é por botões, que ficam no espelho retrovisor interno.

Publicidade

O sistema também mostra a localização do veículo, avisando quando o carro está sendo furtado, e alerta de valet, que envia uma mensagem ao dono caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. O serviço é gratuito por 1 ano.

O modelo conta ainda com direção elétrica e ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, navegação por GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento, entre outros.

Boa parte da evolução tecnológica está concentrada na versão mais luxuosa, como assistente de permanência na faixa, que corrige automaticamente a direção caso o motorista ‘coma’ a faixa lateral ou central da via sem acionar a seta, alerta de colisão frontal e ponto cego, estacionamento automático, farol alto inteligente e carregador de celular sem fio (por indução magnética), localizado em um dos porta-trecos do console central. Há também tomada 12 volts para quem vai atrás..

LEIA MAIS: Nissan Sentra fica mais jovem e agrega conteúdo para se manter no pódio

Vendas

Após terminar 2015 como o quarto sedã médio mais vendido no país, o Cruze perdeu uma posição no ranking em 2016 - atualmente é o quinto , atrás de Toyota Corolla, Honda Civic, Nissan Sentra, VW Jetta. A média mensal de emplacamentos é inferior a 500 unidades. Projeto global, ele é o modelo da Chevrolet mais vendido no mundo, com 4 milhões de unidades já comercializadas.

Publicidade

O preço de tabela da linha atual é de R$ 81.090 na versão 1.8 LT e vai a R$ 90.290 na 1.8 LTZ, ambas com câmbio automático de seis velocidades. Porém, a fábrica está dando um bônus de R$ 9 mil na compra do carro, desconto que pode chegar a R$ 11 mil se for ano/modelo 2015/16.

O que ele traz

Vejas os preços e os itens de série de cada versão do Cruze 2017:

LT

R$ 89.990

Vem com airbags frontais e laterais; controle de tração e estabilidade; freios ABS com EBD (distribuidor da força de frenagem); assistente de partida em rampas; start-stop (desliga e religa o motor em paradas rápidas); rodas de liga leve aro 17; faróis de neblina; ar-condicionado digital; coluna de direção ajustável em altura e profundidade; controlador automático de velocidade; direção elétrica; computador de bordo; volante multifuncional; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; OnStar; sistema multimídia com tela de 7 polegadas e MyLink 2; e sensor de estacionamento traseiro.

LTZ

R$ 96.990

Incorpora luz diurna em led; dois airbags de cortina; sensor crepuscular; espelho interno eletrocrômico; retrovisores elétricos com rebatimento; botão de ignição (partida sem chave); sensor de chuva; regulagem de altura dos faróis; detalhes internos e externos cromados; sensor de estacionamento dianteiro; rodas de liga leve aro 17 escurecidas; computador de bordo com display digital no quadro de instrumentos; MyLink com tela de 8 polegadas e GPS 3D no painel; e comandos do OnStar no sistema multimídia.

LTZ Plus

R$ 107.450

Agrega alerta de colisão frontal e de ponto cego; assistente de permanência na faixa (que avisa o motorista e até movimenta o volante automaticamente em caso de escapadas da faixa); indicador de distância do veículo à frente; sistema de estacionamento automático (park assist); banco do motorista com regulagem elétrica; carregador de celular por indução; e farol alto adaptativo (que identifica veículos à frente e diminui a iluminação automaticamente).

Primeira (esq.) e segunda gerações 

Primeira (dir.) e segunda gerações. 
Publicidade

Segunda geração 

Primeira geração. 
O jornalista viajou a convite da Chevrolet