O Latin NCap divulgou neste terça-feira (15) uma nova bateria de testes de colisão de veículos novos. Cinco modelos vendidos no Brasil participaram desta rodada. E apenas a nova picape Hilux, feita na Argentina e lançada há um mês no país, recebeu nota máxima para todos os ocupantes.
Assim, a Hilux passa a figurar ao lado de Volkswagen Golf, Honda HR-V, Jeep Renegade e Seat Leon, um dos cinco modelos vendidos no continente a alcançar o resultado máximo.
VW Fox e os modelos Nissan March e Versa, todos feitos no Brasil, ganharam 4 estrelas para passageiros adultos, mas não foram bem na proteção para crianças. O March, inclusive, levou apenas 1 estrela.
INFO: Veja o ranking dos modelos avaliados
Segundo o Latin NCap, o desempenho ruim é explicado pela ausência do sistema de fixação para cadeira infantil Isofix, opção por airbags laterais e cintos de três pontos para o ocupante central do banco traseiro. Além disso, o airbag do passageiro não pode ser desligado para a colocação de uma cadeirinha no banco da frente, virada para trás.
O mesmo resultado foi atingido pelo Nissan Versa, pelos mesmos motivos do VW Fox. O hatch March teve quatro estrelas para adultos e apenas uma para crianças. O Latin NCAP, no entanto, ressalta a evolução dos modelos da Nissan vendidos no Brasil, já que o March anterior foi mal avaliado nos testes.
O Toyota RAV, que chega ao Brasil importado do Japão, recebeu 5 estrelas para adultos e quatro para crianças.
Programa
O programa Latin NCAP já testou mais de 50 modelos, o que possibilita a criação de um ranking, no qual os modelos são avaliados por estrelas (máximo de cinco) e pontuações (num total de 66). Leva-se em conta os riscos de lesões fatais que apresentam em caso de acidente, tanto para o motorista e passageiro adultos que vão à frente quanto para crianças de 1 ano e meio a 3 anos de idade que ficam atrás nas cadeirinhas infantis.
Os veículos são submetidos a testes de colisão e são observados ainda o nível de equipamentos de segurança, bem como a presença ou não de avisos de advertência para o uso correto dos dispositivos.
A partir de 1.º de janeiro, os testes de segurança serão mais rigorosos. O controle de estabilidade, por exemplo, será um requisito para a obtenção de quatro ou cinco estrelas.
Numa parceria com a Proteste (associação de defesa dos consumidores), a entidade tenta viabilizar para que o item seja obrigatório a partir de 2017 em todos os veículos brasileiros.
Para obter uma avaliação máxima com cinco estrelas, o modelo terá que atender as seguintes condições: obter ao menos 27 dos 32 pontos possíveis nos testes, vir equipado com controle eletrônico de estabilidade (ESC) e ser aprovado na batida contra um poste. Além disso, tecnologias mais avançadas, como sistema de proteção a pedestre e frenagem automática de emergência, serão premiadas à parte.
Confira o desempenho de cada modelo:
Toyota Hilux
A picape média recém-lançada no Brasil já fora submetido em setembro ao teste do Latin NCap quando ainda era importada da Tailândia para outros mercados da América Latina.
O modelo argentino se saiu ainda melhor para proteção de crianças devido aos novos Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A unidade testada trazia três airbags, cinto de três pontos para todos os ocupantes e ancoragens Isofix.
Toyota RAV4
Assim como a Hilux, a RAV4 também é equipada como uma nova geração de sistemas de retenção, porém, um deles, com cinto de segurança, não passou no teste de instalação.
O utilitário também não oferece a possibilidade de desligar o airbag do acompanhante, motivo que o fez perder uma estrela para a proteção de crianças.
Volkswagen Fox
A falta de ancoragem Isofix para cadeiras infantis tem tirado notas de modelos desprovidos deste dispositivo. O Fox não oferece o sistema e também não conta com cinto de segurança de 3 pontos em todas as posições e com a opção de desligar o airbag do acompanhante.
Curiosamente, a versão do hatch que é exportada para a Europa não só vem com o Isofix, como também traz controle eletrônico de estabilidade (ESC) e airbags laterais para a proteção lateral.
No entanto, o modelo reeestilizado em 2014 apresentou boa proteção para a cabeça de ambos os passageiros dianteiros e também para o peito do acompanhante e proteção marginal para o peito do motorista.
Nissan Versa
Segundo o relatório do Latin NCap, as cabeças foram bem protegidas pelos airbags e os peitos receberam proteção adequada. A nota baixa para crianças se deve aos mesmos problemas apresentados pelo Fox.
Nissan March
A nova geração do hatch feito em Resende (RJ) mostrou uma evolução na estrutura em relação ao modelo testado em 2011, quando recebeu apenas 2 estrelas para adultos. Desta vez, foram quatro estrelas.
No entanto, a classificação segue baixa para crianças pelos mesmos motivos do Fox, agravados por má sinalização de advertência.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast