A nova geração do Honda Civic chega em meados do ano e promete incomodar a liderança, até aqui, tranquila do Toyota Corolla no segmento de sedãs médios. Entre as armas para encarar o rival estão o design mais esportivo, a motorização mais forte e econômica e o nível maior de sofisticação e segurança nos equipamentos de série.
Por isso, a marca pretende atacar diretamente a versões que mais vendem do rival, a 1.8 GLi e a 2.0 XEi, hoje tabeladas em R$ 80 mil e R$ 90 mil, respectivamente. E é justamente com o mesmo preço do XEi que a Honda pretende abrir a nova linha Civic no Brasil. Segundo apurou o site Carplace no dia de imprensa do Salão de Detroit (EUA), que começa para o público no próximo sábado (16), a novidade terá valores entre R$ 90 mil e R$ 115 mil.
As configurações mais acessíveis do carro serão a LXR e EXR, que poderão adotar as mesmas nomenclaturas utilizadas por outros modelos da gama nacional (EX e EXL, do Fit, City e HR-V). Elas virão equipadas com o atual motor 2.0 FlexOne, de 155 cv de potência. Assim, o acabamento de entrada LXS, que hoje custa R$ 75,7 mil, sairá do catálogo - nos EUA, a versão mais básica custa US$ 18,6 mil (R$ 74,4 mil). O propulsor virá associado a um novo câmbio, que passará a ser automático do tipo CVT (sai o automático de cinco marchas).
MAIS DETALHES: Veja o que o novo Civic oferece
Ambas ganharão mais recheio de fábrica do que a linha atual para enfrentar as versões XEi e Altis do Corolla. Conforte o Carplace, a lista inclui ar-condicionado digital, freio de estacionamento elétrico, direção com assistência elétrica, controles de estabilidade (VSA) e de tração, freios ABS com EBD e Brake Assist, sistema de monitoramento dos pneus e luzes diurna em led.
Civic Touring 1.5 turbo
A versão topo de linha, que receberá a denominação Touring, descolará do Corolla para mirar modelos do segmento premium, mais diretamente o Audi A3 Sedan nacional, fabricado em São José dos Pinhais.
Para tanto, a configuração, que custará R$ 115 mil, será impulsionado pelo novo bloco 1.5 turbo, de 176 cv e 22,4 kgfm de torque - importado. Ao contrário do 1.4 turbo nacional do A3 Sedan (parte de R$ 100 mil), que é flex (rende 150 cv e 25,5 kgfm), este bloco receberá apenas gasolina, num primeiro momento, associado ao mesmo câmbio CVT das demais versões.
O motorista e passageiros terão uma oferta de equipamentos de série mais ampla. A relação publicada pelo Carplace contempla painel com velocímetro e conta-giros digitais, sistemas de alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa, sistema anticolisão (frenagem automática), piloto automático adaptativo (freia e acelera o carro automaticamente conforme o trânsito à frente), ar-condicionado de duas zonas, sistema de som premium com 10 alto-falantes, central multimídia com tela de 7 polegadas com GPS e comandos por voz, faróis em led (faixo alto e baixo), sensor crepuscular, rodas de liga leve aro 17, entre outros mimos.
Sedã leva o prêmio ‘Carro do Ano’ nos EUA
A nova geração do Honda Civic ficou com prêmio ‘Carro do Ano’, revelado tradicionalmente no primeiro dia de imprensa do Salão de Detroit (EUA). Apresentado em setembro passado nos Estados Unidos, o sedã repaginado é um dos destaques no estande da Honda, dividindo as atenções com a picape Ridgeline, que a marca japonesa traz novamente ao mercado após interromper a produção em 2014.
O Civic levou o prêmio com a maioria do júri composto por 53 jornalistas dos Estados Unidos e Canadá. Esta é a segunda vez que o modelo leva o título: a primeira foi em 2006.
A décima geração do carro recebeu 203 pontos na votação deste ano, superando o novo Chevrolet Malibu (181 pontos) e o Mazda MX-5 Miata (146 pontos).
Na categoria de picapes e utilitários, o carro do ano foi o SUV Volvo XC90 (310 pontos), que venceu o Honda Pilot (111 pontos) e o Nissan Titan XD (109 pontos).
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