A General Motors revelou nesta quinta-feira (7) imagens da versão hatch do novo Cruze, que fará sua estreia oficial no Salão de Detroit (EUA), na próxima semana. O modelo traz as mudanças já vistas na carroceria sedã, revelada em meados de 2015.
A previsão é de que a linha desembarque no Brasil ainda no primeiro semestre, uma vez que a produção na Argentina começará já no mês que vem - o Cruze virá agora do país vizinho, encerrando a fabricação nacional em São Caetano do Sul (SP).
Chamado de Cruze Sport6 no mercado brasileiro, o hatch fechou 2015 como o terceiro mais vendido em seu segmento (9.117 unidades), atrás de Ford Focus (12.910) e Volkswagen Golf (10.063).
Por fora, o modelo ganhou faróis de xenônio e formato mais espichados, contornados pelas luzes diurnas em led. O conjunto é interligado pela nova grade, também redesenhada. Logo abaixo há uma ampla tomada de ar. Nas laterais, vincos e curvas valorizam o apelo esportivo do modelo. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas.
Em solo americano, as versões disponíveis serão a L, LS, LT e Premier, além de um pacote esportivo RS, usado nas imagens de divulgação. Entre as opções de motores está o 1.4 turbo, que nos EUA renderá 154 cv e 24,4 kgfm. São 10 cv a mais que o 1.8 flex oferecido atualmente no mercado nacional. Por aqui, a tecnologia bicombustível fará subir a potência máxima no etanol.
Haverá ainda um 1.5 litro naturalmente aspirado, com 115 cv e 14,9 kgfm, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas -- versão ainda não definida para o Brasil.
Apesar de não antecipar mais detalhes das especificações técnicas, ele deve seguir a mesma configuração do sedã, por isso oferecerá o câmbio manual ou automático de seis marchas, porém a transmissão GF6 pula da segunda para a terceira geração.
O novo hatch possui a mesma distância entre-eixos do sedã (2,70 metros) e porta-malas de 524 litros, que pode ser expandido para 1.189 com os bancos rebatidos.
Um dos destaques do novo Cruze é a nova geração do sistema MyLink, que agora é compatível com o Apple CarPlay e o Android Auto. O quadro de instrumentos conta com tela colorida de 4,2” e o sistema de entretenimento com tela de 7 ou 8”.
Além disso, o modelo terá direção elétrica, start/stop (desliga e aciona o motor automaticamente em paradas rápidas) e suspensão traseira Z-link, que melhora a experiência de direção, segundo a fabricante.
A segurança é reforçada com 10 airbags para o modelo norte-americano e opcionais como alerta de pontos cegos, sistema anticolisão, alerta de mudança de faixa, entre outros.
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