Se em todo o Brasil o Fiat Palio segue como o líder em vendas, no Paraná a história é diferente. Por aqui, o Renault Sandero possui uma boa vantagem em relação ao segundo colocado, Fiat Strada, que fica logo à frente justamente do Palio, o terceiro na preferência dos consumidores locais. Os dados, relativos aos sete primeiros meses deste ano, pertencem a um levantamento da federação das concessionárias (Fenabrave) e apresentam um recorte específico dos clientes paranaenses.
Marca paranaense
Para o gerente regional da Renault no Paraná, Everton Kurdejak, a fabricante é vista como uma marca local. Entre as ações indicadas estão os feirões de fábricas e o patrocínio a espaços culturais, projetos sociais e times de futebol.
Terceira em vendas no estado, a Renault se revela como a campeã de três categorias: dos hatches pequenos (Sandero), sedãs pequenos (Logan) e utilitários compactos (Duster). Instalada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, a fabricante se beneficia não só da relação de proximidade com os paranaenses, mas também das vantagens fiscais para vendas aos atacadistas, como empresas e locadoras, e de licitações públicas.
Teste nacional com placa estadual
Segundo o vice-presidente da Fenabrave, Luís Antônio Sebben, há ainda outra explicação para o desempenho da Renault no Paraná: o emplacamento dos veículos distribuídos para test drive em todo o Brasil, que é feito aqui.
“As fábricas instaladas no estado, como a Renault e a Volkswagen, têm isenção no ICMS [imposto sobre circulação de mercadorias], o que torna os carros competitivos nas vendas para o governo”, aponta o vice-presidente da Fenabrave, Luís Antônio Sebben.
De acordo com o dirigente, a comercialização a empresas representa até 45% dos emplacamentos no estado, o que em partes justifica o sucesso dos modelos mais baratos. Mas há ainda um outro fator a ser considerado: a cautela do consumidor na crise.
“Os carros mais baratos devem aumentar a participação nas vendas deste ano. O mercado quer modelos mais completos, mas ainda escolhe pelos com o menor preço e melhores condições de financiamento”, acrescenta Sebben.
Confira abaixo os modelos campeões de licenciamento no Paraná por segmento:
Hatch compacto
1.º Renault Sandero
Embora não seja o carro de entrada da marca no Brasil – já que o Clio ainda é o mais barato –, o Sandero possui o maior volume de vendas da Renault por aqui. Com o design renovado no ano passado, o hatch ganhou mais conteúdos de série e tem preços competitivos, consolidando o compacto como uma alternativa no segmento mais concorrido do país.
Hatch médio
1.º Ford Focus
O representante da Ford e mais vendido da categoria em todo o país chega neste mês com visual atualizado (foto) e uma ampla oferta de itens de série em sua terceira geração. Mas o Golf promete não deixar por menos com a nacionalização em setembro. O hatch da Volkswagen será feito em São José dos Pinhais, aumentando as chances de ele passar o GM no mercado paranaense e encostar no carro da Ford.
Sedã pequeno
1º Renault Logan
Distante dos primeiros colocados da categoria no mercado nacional, que tem como protagonista o Chevrolet Prisma, o Logan se destaca pelo preço inicial de R$ 41 mil; pelo amplo espaço interno e do porta-malas; e pelo design atualizado – até pouco tempo, o desenho era motivo de controvérsia entre os clientes. As vendas diretas, feitas ao setor atacadista e a locadoras, também ajudaram nos números.
Sedã médio
1º Toyota Corolla
Líder nacional em vendas neste segmento, o Corolla tem ao seu lado a força da marca japonesa, uma das poucas a crescer em 2015 – nos primeiros seis meses deste ano, o índice foi de 3%. Primeira colocada em satisfação ao cliente no pós-vendas, conforme a consultoria J.D. Power, a marca tem compradores fiéis e manteve um número estável de emplacamentos no estado.
SUV compacto
1.º Renault Duster
Ao contrário do cenário nacional dos utilitários compactos, que passou a ser encabeçado pelo Honda HR-V em julho, no Paraná o Duster é o líder com folga. Ao todo, foram 3.360 unidades licenciadas até julho, contra 1.098 do rival japonês e 1.033 do Ford EcoSport. Como vantagem, o carro da Renault possui preços acessíveis, uma nova linha com design renovado e boa performance no asfalto e na terra.
Picape compacta
1.º Fiat Strada
Terceiro modelo mais vendido no país até julho, atrás apenas do Fiat Palio e do Chevrolet Onix, a picape se destaca por ser um carro com vocação tanto urbana quanto ‘rural’. Assim como a concorrente Saveiro, a Strada tem como trunfo a utilização para o trabalho e o carregamento de cargas leves e para o lazer nos fins de semana. Foi também a primeira do segmento a apresentar a opção de cabine dupla e única a oferecer a terceira porta.
Picape média
1.º Chevrolet S10
A picape média mais vendida do Brasil não faz feio nas lojas daqui. Primeira a oferecer motores flex, a S10 possui uma ampla gama de versões e dois tipos de carroceria, as cabines simples e dupla. Para a linha 2016, as opções foram reforçadas com uma configuração mais luxuosa e outra sem a caçamba. Competitivos, os preços partem dos R$ 72,3 mil para a simples e R$ 81,7 mil para a dupla.
Participação por fabricantes
Confira as montadoras que mais emplacaram automóveis e comerciais leves em julho:
As vendas por munícipios
Veja o desempenho dos principais mercados paranaenses no mês passado:
Unidades | Participação | |
Curitiba | 4.845 | 42,34% |
Maringá | 789 | 6,89% |
Londrina | 624 | 5,45% |
São José dos Pinhais | 436 | 3,81% |
Ponta Grossa | 307 | 2,68% |
Fonte: Fenabrave. |
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