A clássica sequência em que o garoto Marty McFly foge dos vilões sobre um skate voador em ‘De Volta Para o Futuro II’, de 1989, era uma das soluções futurísticas vistas no filme que mais impressionaram os fãs da trilogia. Pois, a proeza do personagem vivido pelo ator Michael J. Fox virou realidade pela Lexus, fabricante de carros de luxo pertencente ao grupo Toyota .
A marca divulgou nesta quarta-feira (5) um vídeo (veja abaixo) no qual exibe o Hoverboard em ação numa praça de Barcelona, na Espanha. O skate flutua tal qual o brinquedinho de McFly na ficção. Segundo a empresa, o desenvolvimento começou há 18 meses e teve ajuda de cientistas especializados em tecnologia de levitação magnética.
A apresentação do Lexus Slide, como foi batizada a maquina voadora japonesa, usou uma pista com 200 metros de manta magnética por baixo do piso e trechos com água por onde a prancha sem rodinhas flutua perfeitamente.
Skate voador
A Lexus, divisão de luxo da Toyota, exibe o primeiro Hoverboard em ação. O skate sem rodinhas ainda não será colocado à venda, mas reforça o slogan da marca japonesa de que ‘ímpossível é possível’.
+ VÍDEOSO skatista Ross McGouran foi chamado para ‘dropar’ na experiência. É possível ver que ele e outros ‘cobaias’ sofrem no começo para conseguir realizar algumas manobras.
“Passei mais de 20 anos andando de skate, mas sem atrito é como se eu precisasse aprender uma nova técnica, principalmente em relação a postura e equilíbrio”, afirmou McGouran.
Segundo a Lexus, o equipamento funciona utilizando um mecanismo de imãs e supercondutores resfriados com nitrogênio líquido, o que explica a fumaça branca saindo da máquina voadora.
Ou seja, por conta dos imãs, só é possível andar no skate flutuante quando usado sobre superfícies metálicas especiais, o que o torna inutilizável em outros locais comuns. É possível que, num primeiro momento, a tecnologia seja explorada em ambientes como shoppings e parque de diversões, com uma pista devidamente preparado para o veículo flutuar. No entanto, a fabricante esclarece que se trata de um protótipo único e não tem planos para comercializá-lo, por enquanto.
A apresentação da tecnologia neste ano é muito estratégica para a Lexus, afinal, em 1989, o futuro visitado por Marty McFly era exatamente em 2015. Neste caso, a iniciativa faz parte de uma tentativa de mostrar a capacidade de inovação e imaginação da marca japonesa, que tem como slogan a frase “Fazendo o impossível possível”.
Não é pioneiro
Esta não é a primeira vez que uma empresa tenta tornar realidade a ficção vista no filme de Robert Zemeckis. No ano passado, a empresa Hendo apresentou um projeto semelhante, o Hendo Hoverboard, e até conseguiu arrecadar mais de US$ 500 mil no site de crowdfunding Kickstarter para construir o primeiro skate sem rodinhas comercial.
Apesar de funcionar, o produto decepcionou, principalmente por não atingir uma velocidade satisfatória, de ser utilizado apenas em superfícies especiais - como é o caso da projeto da Lexus -, além de a bateria durar apenas alguns minutos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião