A 16.ª edição do Paranaguámotos, 3.º maior evento de motociclismo do país, receberá de 7 a 9 de agosto cerca de 12 mil motos e 240 motoclubes espalhados por todo o país. A tradicional festa perde apenas para as cidades de Brasília e Rio de Janeiro na quantidade de público.
Organizado pelo motoclube Robalos Rebeldes, com sede no município, o encontro internacional tem o apoio da prefeitura da cidade. “São vários eventos alusivos ao aniversário da cidade. Tem a Festa da Tainha, a Feira das Nações, o aniversário e depois tem o Paranaguá Motos”, explica o presidente do motoclube, Geraldo Taques.
Em 2014, durante os três dias evento, mais de 15 mil motos passaram pela região. Na noite de sábado, o ápice da festa, os organizadores estimam a presença de 50 mil pessoas. “Em Paranaguá deu muito certo porque o público interage, participa em massa”, diz Paulo Charbub Farah, um dos organizadores e e um dos fundadores do Robalos.
Os moradores de Paranaguá vão até a praça para tirar fotos nas motos, assistir aos shows e apresentações. “É o maior evento não religioso em Paranaguá”, compara.
Serviço
Data: 7 a 9 de agosto.
Abertura: às 18h.
Local: Praça 29 de Julho, no Centro Histórico de Paranaguá.
O motoclube Estradeiros, também com sede na cidade litorânea, tem 34 associados que participam com as famílias dos eventos de motociclismo. Como o nome sugere, eles viajam bastante, e durante o Paranaguá Motos, retribuem a hospitalidade dos municípios que costumam visitar.
Revista impressa e digital conta sobre o universo de motos
Ilustrador da Gazeta do Povo narra suas histórias e aventuras em cima de uma moto.
Leia a matéria completa“A gente dá apoio para o pessoal que vem de Curitiba, de São Paulo, de vários lugares. Nos dias de festa, recebemos entre 50 e 60 pessoas na sede do Estradeiros. Nós temos uma estrutura que a praça não oferece para quem vai ficar acampado, que são os banheiros, a cozinha”, resume o presidente do Estradeiros, Milton Cezar de Araújo.
Quem visita a Praça 29 de Julho encontra uma programação extensa que envolve venda de produtos específicos para o público, como roupas e acessórios, barracas dos motoclubes, apresentações de bandas e equipes de manobras radicais em duas rodas, barracas de alimentação e entre outros, para entreter toda a família.
“A estrutura é fornecida pela prefeitura, como banheiros químicos. Mas o investimento e a organização são do motoclube”, explica Taques. “Nós terminamos uma festa e já começamos a pensar na próxima para garantir toda segurança aos frequentadores”, informou.
Hotéis cheios
O Paranaguá Motos já se consolidou no calendário do município e dos apaixonados por motociclismo. Todos anos, as reservas nos hotéis de todo o litoral se esgotam rapidamente. Em 2015, alguns estabelecimentos fecharam a lotação desde abril. A organização do evento informou que 80% da rede hoteleira está ocupada para os três dias de festa.
A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com dez hotéis, localizados no centro de Paranaguá, apenas três ainda tem quartos disponíveis para a data. “As reservas já tinham se esgotado há quase quatro meses”, informou um funcionário do hotel Continente.
Os locais que informaram ter quartos disponíveis possuem diárias para casal a partir de R$ 150. O site do motoclube informa os locais de hospedagem cadastrados pelo Ministério do Turismo.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião