| Foto: Rodolfo Buhrer/Renautl

O Twizy, carrinho elétrico da Renault para duas pessoas, poderá ser emplacado no Brasil. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16) em um reunião envolvendo diferentes órgãos governamentais, encabeçado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (18). A resolução que autoriza o comércio do citycar no país é a 573 do Contran.

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Por ser enquadrado como quadriciclo, o modelo só terá permissão para rodar na cidade, sendo proibido o uso em rodovia.

O Twizy já circula por parques de Curitiba desde a Copa do Mundo de 2014, quando a Renault firmou uma parceria com a prefeitura para utilização de duas unidades pela guarda municipal - outras cinco unidades do Zoe elétrico e três do Kangoo Z.E compõem a frota do Setran (Secretaria Municipal de Trânsito) e do Centro Móvel de Informações Turísticas, respectivamente. O projeto representa a primeira e maior parceria do país envolvendo utilização de veículos 100% elétricos no serviço público.

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O ultracompacto também pode ser visto na Itaipu Binacional. Um pequeno lote, de 32 unidades, está sendo montado no local em regime de SKD (semi knock down, na sigla em inglês, que significa montagem local de componentes parcialmente montados no exterior) para estudos e trabalhos internos, dirigidos por funcionários exclusivamente nas áreas internas da empresa.

A Renault já informou que, por enquanto, não há planos de importação ou produção do Twizy no Brasil, porém a hipótese não está descartada, principalmente após o governo anunciar a isenção da alíquota de importação para veículos movidos a energia elétrica. Na França, o veículo custa cerca de 7 mil euros (R$ 30 mil, sem contar taxas de importação).

O presidente global da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, adiantou em eventos recentes de que se o modelo tiver um volume de 50 mil unidades encomendadas já justificaria a fabricação local.

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Com 2,32 metros de comprimento ( 37 cm a menos que o Smart Fortwo) e 1,19 m de largura, o Twizy pesa apenas 450 kg (quase a metade do peso de um Fiat Uno - 884 kg).

O motor elétrico gera potência equivalente a 20 cv, com autonomia para rodar 97 km - a velocidade final é de 75 km/h. A bateria pode ser recarregada em tomadas convencionais de 220 V e três pinos, como as brasileiras.

O Twizy foi revelado em 2010, durante o Salão de Paris, e já é oferecido como opção de transporte urbano em Paris, por exemplo. O carrinho é o terceiro integrante da linha ZE (da sigla em inglês de emissões zero).

Twizy já é montado na Itaipu Binacional e usado por funcionários dentro da empresa. 
 
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