A 66.ª edição da mostra alemã reúne esportivos de diferente quilates. Desde versões superapimentadas de modelos acessíveis no mercado mundial, como Peugeot 308 e VW Golf, a máquinas exclusivas, dirigidas por donos de gordas contas bancárias.
Há também exemplares que aceleram apenas no mundo virtual ou na ficção, casos do Bugatti Vision e Jaguar C-X75. Basta o mostrador indicar velocidades acima dos 250 km/h e o carro oferecer um visual empolgante para conquistar um público cativo em qualquer salão pelo mundo. De arrancar suspiros e olhares de admiração não só pelo estilo que remete às pistas, mas especialmente pelo que escondem por debaixo do capô.
Os possantes são impulsionados por motores com força suficiente para levá-los da inércia aos 100 km/h em menos de 5 segundos.Conheça as estrelas que desfilam pela maior feira automotiva do planeta:
Bugatti Vision Gran Turismo
O carro virtual do game Gran Turismo 6 é uma das grandes estrelas em Frankfurt. O modelo foi projetado para antecipar o visual do sucessor do Veyron. O superesportivo chama atenção por sua asa traseira acentuada, faróis de led espichados e carroceria de fibra de carbono. O carro virtual tem um motor W16, o mesmo do Veyron, e pode atingir velocidades superiores a 400 km/h. A marca não informou mais detalhes de desempenho.
Lamborghini Huracán Spyder
A versão conversível do superesportivo italiano é o sucessor natural do Gallardo Spyder. Como a sua versão cupê, ele vem equipado com um motor 5.2 V10 aspirado, de 610 cv e 57 kgfm. O modelo alcança os 100 km/h em apenas 3,4 segundos e atinge 324 km/h de velocidade. O modelo começa a ser vendido no próximo mês na Europa, com preço inicial na casa dos R$ 1,1 milhão, e no próximo ano no Brasil, sem data e preços definidos.
Ferrari 488 Spider
A versão conversível do 488 GTB faz sua estreia mundial e é um dos modelos mais clicados na feira alemã. A versão carrega o bloco 3.9 V8 biturbo, de 670 cv e 77,5 kgfm, associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. É capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3 segundos e atingir a velocidade máxima de 327 km/h. O modelo deve desembarcar no Brasil em 2016, ainda sem preço definido - como referência, a 458 Spider sai por R$ 2,5 milhões.
Porsche 911 Carrera
A principal mudança do 911, ícone da marca alemã é a adoção de motores turbo em toda a gama, abandonando os motores aspirados. Os propulsores 3.0, de 6 cilindros, possuem dois turbocompressores, que elevam a potência a até 370 cv e 45,8 kgfm no modelo de entrada e a 420 cv e 51 kgfm no Carrera S. O câmbio manual de 7 velocidades foi mantido como item de série, mas há a opção do automático de dupla embreagem (PDK). A nova geração 911 chega às lojas na Europa no fim do ano,. No Brasil, a previsão é o primeiro trimestre de 2016.
Jaguar C-X75
A Jaguar exibe modelos usados no filme Spectre, a nova saga de James Bond que fará estreia mundial em outubro. E um dos veículos é o híbrido C-X75, que teve a produção cancelada. São 850 cv despejados no filme em uma cena de perseguição, em Roma. O vilão é quem está ao volante e desafia o Aston Martin DB10, dirigido pelo agente secreto. A Jaguar Land Rover ainda expõe um Defender e um Range Rover Sport SVR, utilizadas no longa metragem.
Mercedes-Benz C63 AMG
A nova geração do C63 AMG Coupé, o Classe C mais esportivo já produzido, aparece no estande da marca em diferentes cores e personalização. O modelo faz sua estreia mundial e começa a ser vendido na Europa em março de 2016. No Brasil, deve pintar antes do segundo semestre. Equipado com motor 4.0 V8 4 biturbo, ele entrega 482 cv na versão de entrada e 510 cv na opção S, mesmo conjunto do C 63 AMG sedã, capaz de levar o cupê a 100 km/h em 3,9 segundos. A transmissão é automática esportiva de 7 velocidades.
Peugeot 308 GTi
É terceiro veículo a ostentar a inscrição Peugeot Sport, divisão de performance da marca francesa – antes vieram o RCZ R e o 208 GTi 30th. Os números comprovam o acerto de competição feito para o carro. O motor 1.6 THP rende 270 cv e faz o 308 GTi acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e alcançar 250 km/h (controlado eletronicamente). Dificilmente a versão GTi será oferecida no Brasil.
Honda Civic Type R
É um carro de corrida feito para rodar na estrada. A quarta geração do modelo exibida em Frankfurt carrega um motor 2.0 turbo, de 310 cv e 40 kgfm, administrado por uma transmissão manual de seis velocidades. A máquina japonesa vai de 0 a 100 km/h em 5,7 s e a 270 km/h de máxima. O visual é muito esportivo e lembra a versão que disputa o Mundial de Turismo (WTCC). Destaque para a imensa asa traseira e as quatro saídas de escape.
VW Golf Clubsport
A Volkswagen comemora o aniversário de 40 anos do Golf com a versão especial Clubsport, feita sobre o GTI. O motor 2.0 turbo teve a potência elevada para 265 cv, mas a força pode chegar a 290 cv graças a um overboost de cerca de dez segundos acionado quando se pisa fundo no acelerador. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 s. Por fora, teto pintado de preto e entradas de ar maiores . Uma faixa preta na lateral remete ao primeiro Golf GTI, mostrado no Salão de Frankfurt de 1975.
- As novidades de Frankfurt que estarão nas ruas do Brasil nos próximos anos
- Audi A3 Sedan nacional chega em outubro por R$ 99.990
- Novo BMW X1 terá motor 1.5 turboflex em 2016
- Presidente da BMW passa mal durante coletiva em Frankfurt e cai no palco
- Volkswagen revela o novo Tiguan, que chega ao Brasil em 2017
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Novo bloqueio é remendo em contas esfarrapadas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast