A previsão da marca é emplacar 40 unidades ao mês, sendo de 30 a 35 da versão WRX.| Foto: Fotos: Subaru/Divulgação

A Subaru lança oficialmente no Brasil a nova geração dos esportivos Impreza WRX e WRX STI. O modelo passa a vir importado do Japão pela CAOA em versões únicas. O WRX tem o preço sugerido de R$ 147,9 mil e o STI de R$ 194,9 mil.

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Os primeiros carros começam a ser entregues nesta semana e a Subaru prevê emplacar até 40 unidades por mês, sendo de 30 a 35 da versão de entrada. Com este lançamento, a marca espera conquistar clientes que miravam Audi S3, BMW M235i e até órfãos do Mitsubishi Lancer Evo, que não é mais produzido.

As linhas do sedã repletas de cortes e adereços, com dupla saída de escapamento e aerofólio, já revelam que o seu forte são esportividade, conforto e o desempenho. As duas versões vêm equipadas com o motor boxer (quatro cilindros contrapostos) com turbo e injeção direta de gasolina, sempre com tração integral.

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No caso do WRX padrão, o propulsor tem 2 litros e pode render 270 cv e 35,7 kgfm de torque. A transmissão CVT (continuamente variável), chamada de Lineatronic, simula oito marchas e pode ser controlada por aletas no volante.

Assim, o sedã atinge velocidade máxima de 240 km/h e acelera até os 100 km/h em 6,3 segundos. Seu câmbio oferece os modos Intelligente, Sport e Sport Sharp. Uma versão manual virá em breve, adiantou a marca japonesa.

Itens de série

Agora com mais espaço interno, o WRX oferece de série airbags dianteiros, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, sistema de assistência à frenagens, apoios de cabeça ativos para os bancos dianteiros, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga, banco traseiro com apoios de cabeça de cinto de três pontos para os três ocupantes, além de sistema Isofix para fixação de assentos infantis, entre outros.

O enorme aerofólio na traseira é uma das características da versão STI, com motor de 305 cv 
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Apesar da esportividade, o WRX não deixa de oferecer uma dose elevada de conforto e acabamento de qualidade. Seus bancos dianteiros são revestidos em couro e costura vermelha. O assento do motorista é elétrico com oito posições.

Vidros elétricos, ar-condicionado de dupla zona, sistema de auxílio em subidas, faróis de xenônio e de neblina, lanternas em LED, sensor de chuva, teto solar, sistema multimídia com bluetooth e câmera de ré completam o pacote.

O jornalista viajou a convite da Subaru

Câmbio manual na versão mais nervosa

A WRX STI (sigla de Subaru Tecnica Internacional, divisão de alta performance da marca) vem com motor 2.5 boxer turbo de 310 cv e 40 Kgfm de torque. Disponível com câmbio manual de seis marchas, o carro alcança a velocidade de 255 km/h, limitada eletronicamente, e necessita apenas de 5,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

A versão traz freios de alta performance e conta com a central do controle de diferencial que permite selecionar a proporção da distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.

O modelo se diferencia pelas rodas aro 18″ e pelo visual composto por saias dianteira e laterais, além de um extrator na traseira com duas saídas duplas de escape em inox. Apenas o STI pode ter as famosas rodas douradas que marcaram os Subaru de rali, além da imensa asa na traseira.

Para as duas versões, a garantia é de apenas dois anos (sem limite de quilometragem). Já os outros modelos da empresa japonesa contam com garantia de cinco anos. Esta diferença no prazo se dá pelo tipo de cliente e perfil de utilização destes modelos esportivos, explica a equipe técnica.