De olho na nacionalização cada vez maior de seus produtos e, consequentemente, a redução dos custos de produção, a Toyota inaugurou a sua primeira fábrica de motores da América Latina. Localizada em Porto Feliz, no interior de São Paulo, a planta recebeu investimento de R$ 580 milhões e tem capacidade de produzir até 108 mil motores por ano.
Inicialmente, a marca japonesa fará apenas os propulsores 1.3 e 1.5 flex que equipam o modelo Etios, hatch e sedã. Na comparação com os antigos motores, esses passam a contar com duplo comando variável de válvulas e eliminam a necessidade do tanquinho auxiliar.
“Ainda estamos estudando o momento certo de começar a produzir aqui os motores do Corolla, mas por enquanto eles (blocos 1.8 e 2.0) continuarão a ser importados (do Japão). A expansão da fábrica está pronta. Assim que tivermos uma boa demanda, apertamos o botão e começamos a produzir”, revelou o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Steve St. Angelo.
A fabricação local do propulsor do sedã médio é esperado na renovação da 11.ª geração do carro, que deve surgir em meados do ano que vem.
A montadora japonesa produz o Etios na fábrica de Sorocaba, que fica a poucos quilômetros da unidade que está produzindo os motores. O modelo é exportado para Argentina, Uruguai e Paraguai. A fábrica de motores de Porto Feliz é uma das mais avançadas do mundo em termos de tecnologia.
Ao todo, 320 colaboradores estão trabalhando em dois turnos. Todos os funcionários passam por um treinamento no chamado Dojo, onde eles são testados quanto aos novos procedimentos e só depois de aprovados é que vão para os setores determinados da fábrica.
“A Toyota escreve um novo capítulo de sua história no Brasil. Nossa principal missão não era apenas construir mais uma fábrica, mas sim deixar um legado para toda a sociedade brasileira. Esta planta é uma resposta do quanto acreditamos no potencial da região e seu poder de recuperação”, destacou Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.
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